ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.466Resumo
O artigo apresenta um levantamento dos métodos aplicados no ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos últimos 15 anos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura por meio de uma pesquisa avançada nas bases: Google Acadêmico, Web of Science, Scopus e Scielo. Nessas bases foram adicionados os seguintes descritores: 1) “ensino de ciências” e “educação de jovens e adultos”; e 2) “ensino de biologia” e “educação de jovens e adultos”. Após o levantamento dos artigos, foram tabulados os objetivos, a metodologia e os principais resultados de cada um. Os resultados da revisão sistemática revelam que a aplicação e avaliação de métodos de ensino na EJA, tem recebido pouca atenção por parte dos cientistas nos últimos 15 anos. Prova disso é a baixa produtividade anual, com uma média de menos de 2 artigos por ano, além da ausência de autores ou periódicos que publiquem com frequência artigos sobre o assunto. Com relação aos métodos de ensino, foram encontrados trabalhos mencionando as seguintes propostas: 1) Sequências Didáticas, 2) Tecnologias da Informação e Comunicação, 3) Jogos, 4) Diálogo e Argumentação, 5) Experimentação, 6) Leitura e produção de textos, 7) Metodologias ativas e 8) Conceitos Unificadores.
Referências
ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de; CARMO, Gerson Tavares do; BRANCO, Amanda Leal Castelo. A utilização do método estudo de caso sobre o ensino de ciências naturais para os discentes do ensino fundamental da educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 126-143, ago. 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/33c9b97d. Acesso em: 01 fev. 2021.
AMORIM, Antônio.; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2. p. 228-239, mai/ago, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/776zytsk. Acesso em: 13 de out. 2020.
ARAÚJO, Simone Paixão; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Educação de jovens e adultos no ensino médio, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Ciências. Ciências & Cognição. [S.l.], v. 19, n. 1, p. 96-104, mar. 2014.
ARAÚJO, Simone Paixão; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Ensino Recíproco e a leitura de imagens no Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Anais do XII ENPEC. Natal, p. 8, jul. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/x93pm9ss. acesso em: 06 mai. 2020.
ARAÚJO-JÚNIOR, Antônio; AVANZI, Maria Rita; GASTAL, Maria Luíza. Uma experiência de encontro entre narrativas autobiográficas e narrativas científicas no ensino de biologia para jovens e adultos. Revista Ensaio - Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 2705, mai. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/9et89z2x. Acesso em: 15 jan. 2021.
AUGUSTINHO, Elizabeth; VIANA, Sandra da Silva; RÔÇAS, Giselle. Mapeando concepções e práticas pedagógicas no ensino de ciência: educação de jovens e adultos em escolas da baixada fluminense. Anais do VII ENPEC, Florianópolis, 1-4p, 2009. Disponível em: tinyurl.com/uqdpg7q6. Acesso em: 04 fev. 2021.
BARBOSA, Jeferson da Silva; CHAGAS, Patrícia Carla de Macedo. Concepções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre a disciplina de Biologia. Anais do VIII ENPEC, Campinas, p. 1-13, dez. 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/tf2rhfnp. Acesso em: 12 abr. 2020.
BARROS, José Deomar de Souza; LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos. Educação de jovens e adultos: A utilização didática de documentários no ensino de Biologia no sistema prisional de Cajazeiras – PB. Anais do II CONEDU, Campina Grande, p. 1-11, out. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/666ku98z. Acesso em: 01 jan. 2021.
BATISTA, et al., 2019. O ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA): Investigação em uma escola pública de Marituba, PA, Brasil. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 16, n. 29, p. 2218-2225, jul. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/rsxejj9n. Acesso em: 13 jun. 2020.
BEZERRA, Danielle Barbosa; SANTOS, Adriana Cavalcante dos. Ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: (Res)Significando saberes na produção de fanzines. Revista de Educação, Ciências e Matemática – RECM. [S.l.], v. 6, n. 1, p. 53-73, jan/abr. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/j3phy9as. Acesso em: 11 out. 2020.
BEZERRA, Danielle Barbosa; SANTOS, Adriana Cavalcante dos. Impactos ambientais no ensino de ciências: (Re) leitura e saberes na EJA. Rev. de Educ. do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 7, n. 14, p. 53-73, dez. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/tnfc4fpx. Acesso em: 17 out. 2020.
BORDIGNON, Jacqueline Gonçalves Cordeiro; CAMARGO, Gisele Brandelero. Ludicidade e Educação: uma parceria que contribui para aprendizagem. Cadernos PDE, Curitiba, v. 1, p. 1–15, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/hhvfcccb. Acesso em: 28 jan. 2021.
BURNHAM, Judy F. Scopus database: a review. Biomedical digital libraries, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1-8, mar. 2006. Disponível em: https://tinyurl.com/vbby9c8r. Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Ministério da Educação, Brasília, p. 5-8, 2000. Disponível em: https://tinyurl.com/vhsyyk4t. Acesso em: 14 jun. 2020.
BRASIL. Educação para jovens e adultos: Ensino Fundamental, Proposta curricular, 1º segmento. Ministério da Educação, Brasília, 3 ed., p 13, 2001. Disponível em: https://tinyurl.com/3xfwdjru. Acesso em: 18 de set. 2020.
BRASIL. Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado. Ministério da Educação. Brasília, p. 6-7, 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/2pzw6chv. Acesso em: 20 de set. 2020.
CANCELLARA, Carlos Henrique Palladino; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Ensino de Ciências e Biologia na educação de jovens e adultos (EJA): Pespectiva discente. Anais do X ENPEC, Águas de Lindóia, p. 1-8, nov. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/wu443k. Acesso em: 12 nov. 2020.
CAVAGLIER, Maria Cristina dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. Plantas Medicinais no Ensino de Química e Biologia: Propostas Interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 55–71, mar. 2014.
CHAVARRO, Diego; RÀFOLS, Ismael; TANG, Puay. Até que ponto a inclusão no Web of Science é um indicador da 'qualidade' do periódico? Avaliação de pesquisa, [S.l], v. 27, Ed. 2. p. 106-118. Abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1093/reseval/rvy001. Acesso em 26 de set. de 2020.
CORREIA et al.; 2016. Reflexões sobre a observação, durante o estágio supervisionado em Biologia acerca das metodologias utilizadas pelo professor, vistas a luz de teorias que tratam da relevância das metodologias ativas para a aprendizagem em Biologia na educação de jovens e adultos. Revista Saber Científico, Porto Velho, v., n., p. 1-13, 2016. Disponível em: tinyurl.com/l2rzwcs4. Acesso em: 12 ago. 2020.
DUARTE et al.; Ensino de Ciências na EJA: Relato de uma Experiência Didática UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 15, n. esp, p. 375-380, dez. 2014.Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/446. Acesso em: 20 nov. 2020.
FIGUEIRA, Sandro Tiago da Silva; FONTOURA, Helena Amaral da. O ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre uma proposta pedagógica. Revista Acta Scientiae, Canoas, v.18, n.3, p. 840-852, set/dez. 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/270258819.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo, 2° Edição, 3° reimpressão. Ed. Contexto. 2015.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre. Rio Grande do Sul: Editora da Ufrgs, p. 35, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
ILHA, Phillip Vilanova et al. Intervenções no ambiente escolar utilizando a promoção da saúde como ferramenta para a melhoria do ensino. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.16, n.3, p.35-53, 2014. Disponível em: tinyurl.com/btjsecm9. Acesso em: 12 abr. 2020.
IRELAND, Timothy D. Educação de Jovens e Adultos como política pública no Brasil (2004 – 2010): os desafios da desigualdade e da diversidade. Revista Rizoma Freiriano, [S.l.], v. 13, p. 1-16, 2012. Disponível em: http://www.rizoma-freireano.org/educacao-de-jovens. Acesso em: 25 set. 2020.
JOSE, Wagner Duarte et al. ENEM, temas estruturadores e conceitos unificadores no ensino de física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 171-188, dez. 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/ydcxwepe. Acesso em: 04 fev. 2021.
KRELLING, Ligia Marcelino; FLORCZAK, Marco Antonio; SUTIL, Noemi. A educação de jovens e adultos e o ensino de Ciências Naturais: Contribuições da utilização dos conceitos unificadores. Revista Ciências & Ideias, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 101-113, set/dez. 2016.
KUTTER, Ana Paula Zandonai; EICHLER, Marcelo Leandro. A Educação em Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Etnografia de uma experiência biocêntrica na escola. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 87-115, mai/ago. 2011.
LEITE; Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollyana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.07, n.03, p. 166-181, set/dez. 2005. Disponível em: https://tinyurl.com/7hfe9p2f. Acesso em 06 jan. 2021.
LIMBERGER, Karen Martins; LIMA, Valderez Marina do Rosário; SILVA, Renata Medina. Práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e práticas de professores no ensino de Ciências. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 3, n. 3, p.48-61, dez. 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/zw9ed2pz. Acesso em: 08 jan. 2021.
LOPES, Munich Ribeiro de Oliveira; FERREIRA, Thiago Lopes. A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências: uma revisão da literatura. Revista Científica Interdisciplinar, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 67; 78, jul/set. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/26b6knvz. Acesso em: 07 jan. 2021.
LÓPEZ-CÓZAR, Emilio Delgado; ROBINSON-GARCÍA, Nicolás; TORRES-SALINAS, Daniel. The Google scholar experiment: how to index false papers and manipulate bibliometric indicators. Journal of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v. 65, n. 3, p. 446-454, nov. 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/9dvsb332. Acesso em: 06 jan. 2021.
LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos; BARROS, José Deomar de Souza. Biologia no cinema: A utilização didática de filmes no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos do sistema prisional de Cajazeiras – PB. Anais do II CONEDU, Campina Grande, p. 1-12, out. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/4b4en9cc. Acesso em: 01 jan. 2021.
MACIEL, Moniky Mendes; GONÇALVES, Pricila Bento; BARROS, José Deomar de Souza. A utilização de documentários didáticos no ensino de Biologia na EJA da cidade de São José de Pinhais – PB. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, ed. Especial, 99-105, set/dez. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/p3rjewux. Acesso em: 02 de fev. 2021.
MERAZZI, Denise Westphal; OAIGEN, Edson Roberto. Atividades práticas em ciências no cotidiano: valorizando os conhecimentos prévios na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 3, n.1, p. 65-74, ago. 2008. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID55/v3_n1_a2008.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.
MONGEON, Philippe; PAUL-HUS, Adele. The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics. [S.l.], v. 106, p. 213–228, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1765-5. Acesso em: 12 abr. 2020.
MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; BIZZO, Nélio. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.2, p.411-427, abr. 2015.
MOREIRA, Adelson Fernandes; FERREIRA, Leonardo Gonçalves. Abordagem temática e contextos de vida em uma prática educativa em Ciências e Biologia na EJA. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 603, mai. 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/rnfdjfdp. Acesso em: 16 mai. 2020.
MORIN, Vanessa Lago; LÜDKE, Everton. Ensino de histologia e anatomia do aparelho reprodutor feminino através de metodologias ativas com alunas do ensino médio: um relato de experiência. Vivências, Erechim, v. 16, n. 30, p. 15–29, jan. 2020. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/52. Acesso em: 16 mai. 2020.
MUGNAINI, Rogério; STREHL, Letícia. Recuperação e impacto da produção científica na era google: uma análise comparativa entre o Google Acadêmico e a Web of Science. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. Esp, 1° semestre, p. 92-105, 2008. Disponível em: https://tinyurl.com/keh5wxka. Acesso em: 16 mai. 2020.
OLIVEIRA, Lucia Maria Pereira Pereira de; ANDRADE, Viviane Abreu de. Uma Contribuição do Ensino de Ciências para a discussão e a prevenção do HPV no contexto do Programa de Educação de Jovens e Adultos. Revista Praxis, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 119-134, jun. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/27e9d5jz. Acesso em: 16 mai 2020.
OLIVEIRA, Lidiane Loiola; ZANCUL, Mariana Senzi. Textos de divulgação científica nas aulas de Biologia na EJA para abordar a temática alimentação. Revista Práxis, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 1-11, jun. 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/2u9mba6t. Acesso em: 7 jan. 2021.
PARANHOS, Rones de Deus; CARNEIRO, Maria Helena da Silva. Ensino de biologia na educação de jovens eadultos: distribuição da produção científica e aspectos que caracterizam o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores. Rev. Contexto & Educação, [S.l.], v. 34, n. 108, p. 269-286, jun., 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/myhbn5hx. Acesso em: 24 jan. 2021.
PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, p. 28-29, 2011.
PEREIRA, Josiele Alves; RIBEIRO, Juliana Zanetti. O lúdico como recurso didático no ensino de Ciências biológicas para alunos da educação de jovens e adultos. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, Goiânia, v. 7, n. 7, p. 381-386, 2015. Disponível em: https://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/view/347/314. Acesso em: 13 jun. 2020.
PIRES, Valdirene Bernadino; PRADO, Gustavo Machado. Currículo e intervenções didáticas no ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Revista Keys-words: EYA, didactic interventions, São Mateus, p. 3-14, 2014. Disponível em? https://tinyurl.com/95z26k97. Acesso em: 02 jan. 2021.
PORTO, M; TEIXEIRA, P. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Umestudo de revisão bibliográfica. Revista da SBEnBio, [S.l.], n.7, p.5437-5448, out. 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/2dpbjr6r. Acesso em: 12 ago. 2020.
QUINTELA, Pedro; BORGES, Marta. Livros, fanzines e outras publicações independentes: umpercurso pela “cena” do Porto. Cidades, Comunidades e Territórios, Lisboa, n. 31, p. 11-31, dez. 2015. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10013. Acesso em: 28 jan. 2021.
RAFOLS et al., (2016). ‘On the Dominance of Quantitative Evaluation in “Peripheral” Countries: Auditing Research with Technologies of Distance’. Social Science Research Network, [S.l.], p. 1-22, mai. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2818335. Acesso em: 09 mai. 2020.
ROSA, Antonio Nazare Soares. Metodologias para o ensino-aprendizagem em Ciências Naturais na educação de jovens e adultos: tecendo diálogos. Revista Educar Mais, Belém, v. 3, n. 1, p. 120-133, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/t56b8eu4. Acesso em 04 de jan. de 2021.
SANCEVERINO, Adriana Regina. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Rev. Bras. de Educação, [S.l.], v. 21, n. 65, p. 455-475, jun. 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/e28rheh. Acesso em: 5 jan. 2021.
SANTOS, Mariana Nascimento; SOUZA, Marcos Lopes de. O Ensino de Ciências em turmas de educação de jovens e adultos. Anais do VIII ENPEC, Campinas, p. 1-10, dez. 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1514-1.pdf. Acesso em 03 mar. 2020.
SANTOS, Sayonara Martins dos; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências – um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 38-50, jan/abr. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44058/23205. Acesso em: 12 de fev. 2020.
SILVA, Ana Carolina Melo. Políticas Educacionais para Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Marcos Legais e Solicitações da Realidade. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v.1, n. 2, mai./ago. 2017, p.34-39. Disponível em: https://tinyurl.com/ymh7ek6a. Acesso em: 18 jan. 2021.
SILVA, Rachel Bonfim da; MARINS, Júlio Cesar Albino; BOTTENTUIT-JUNIOR, João Batista. Os fanzines virtuais facilitando o processo-ensinoaprendizagem na disciplina de ciências naturais. Revista Projeção e Docência, [S.l.], v. 9, n. 2, jun. 2018. p. 63. Disponível em: https://tinyurl.com/45nrbkjd. Acesso em: 28 jan. 2021.
SILVA, Ana Paula Souto; SILVA, Diego Oliveira da; MUNFORD, Danusa. Argumentação no ensino de conceitos da Biologia: Práticas de um professor de Ciências em salas de aula da educação de jovens e adultos. Anais do VII ENPEC, Florianópolis, p. 1-12, nov. 2009. Disponível em: https://tinyurl.com/mrh55aa8. Acesso em: 23 jan. 2021.
SILVEIRA, Cléa Furtado da; SILVEIRA, Viliam Cardoso da; SILVEIRA, Denise Nascimento. Ensino de ciências com alunos surdos da educação de jovens e adultos: a previsão do tempo, utilizando vídeo como ferramenta metodológica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n 6, p. 6495-6501, jun. 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/25pud4mf. Acesso em: 15 jan. 2021.
SOARES, Leôncio. Formação de educadores de jovens e adultos. Autêntica: Belo Horizonte, SECAD / UNESCO, 2006. Disponível em: https://tinyurl.com/s2zbdjfa. Acesso em: 20 abr. 2020.
SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Holos, [S.l.], v. 5, p. 182-200, out. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/2prz32td. Acesso em: 04 fev. 2021.
TAKAHASHI, Hestelamaris; CAMAS, Nuria PonsVilardell. O uso do celular como recurso didático para dinamizar o ensino de Ciências na educação de jovens e adultos. Cadernos PDE, [S.l.], v. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/c799ep47. Acesso em: 22 jan. 2021.
TESTA, James. The Thomson Reuters Journal Selection Process. Transnational Corporations Review, [S.l.], v. 1, n. 4, p 59-66, dez. 2015.
TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma experiência de aprendizagem colaborativa por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Cad. CEDES, Campinas, v. 27, n. 73, p. 335-352, dez. 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/daafa9vf. Acesso em: 04 fev. 2021.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: Por que não? Campinas – SP: Papirus. 18° Edição, p. 105, 2019.
VILANOVA, Rita; MARTINS, Isabel. Educação em Ciências e educação de jovens e adultos: Pela necessidade do diálogo entre campos e práticas. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 2, p. 331-346, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a11v14n2.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.