ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.466

Resumo

O artigo apresenta um levantamento dos métodos aplicados no ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos últimos 15 anos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura por meio de uma pesquisa avançada nas bases:  Google Acadêmico, Web of Science, Scopus e Scielo. Nessas bases foram adicionados os seguintes descritores: 1) “ensino de ciências” e “educação de jovens e adultos”; e 2) “ensino de biologia” e “educação de jovens e adultos”. Após o levantamento dos artigos, foram tabulados os objetivos, a metodologia e os principais resultados de cada um. Os resultados da revisão sistemática revelam que a aplicação e avaliação de métodos de ensino na EJA, tem recebido pouca atenção por parte dos cientistas nos últimos 15 anos. Prova disso é a baixa produtividade anual, com uma média de menos de 2 artigos por ano, além da ausência de autores ou periódicos que publiquem com frequência artigos sobre o assunto. Com relação aos métodos de ensino, foram encontrados trabalhos mencionando as seguintes propostas: 1) Sequências Didáticas, 2) Tecnologias da Informação e Comunicação, 3) Jogos, 4) Diálogo e Argumentação, 5) Experimentação, 6) Leitura e produção de textos, 7) Metodologias ativas e 8) Conceitos Unificadores.

Biografias Autor

Cleuber Ferreira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Graduado em Pedagogia, atualmente cursa Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina.

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp, Mestra na mesma área e instituição. Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás, onde foi estagiária do NETESB (Núcleo de Estudos em Tecnologia para Socialização do conhecimento em Biologia) em associação com a empresa Brasil Online - Tecnologia Educacional. Atualmente é Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília, e Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Ferreira de Souza, C., & Lustosa de Oliveira Barbosa, M. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS . Vivências, 17(33), 169–194. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.466

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO