A INCORPORAÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA

A INFLUÊNCIA DO HABITUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.475

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender os aspectos do habitus que subsidiaram as aprendizagens de duas alunas do curso de pedagogia, de uma universidade pública do estado do Paraná, em seus percursos formativos a partir dos preceitos teóricos estabelecidos na literatura de Bourdieu. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e longitudinal que ocorreu por meio de questionários e entrevistas entre os anos de 2012 e 2015, quando foram constatadas três grandes motivações de ingresso para o curso: afetividade; transformação e misto. Os dados foram analisados pelos preceitos da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011) e também a partir das orientações praxiológicas de Pierre Bourdieu. Os resultados indicaram que a incorporação de novos saberes no curso de pedagogia é perceptível e estabelecem relações intrínsecas com o habitus de origem: no decorrer do percurso formativo as acadêmicas atribuíam maior importância e ênfase a assuntos relacionados às suas histórias de vida, sendo então o habitus um fio condutor de ações e estratégias de aprendizagem.

Biografia do Autor

Giselly, Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau/SC - Brasil

Licenciada em Pedagogia (2014) e Mestra em Educação (2016) – UFPR/Curitiba. Doutoranda em Educação – FURB/Blumenau. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/FURB e da Rede GIEPES/UNICAMP.

Adriane Knoblauch, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba/PR - Brasil

Licenciada em Pedagogia (1997) e Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (2000) – UFPR/Curitiba. Mestre (2003) e Doutora em Educação: História, Política e Sociedade (2008) – PUC/São Paulo. Pós doutora em Educação pela USP. Professora associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - UFPR, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição e é coordenadora do GEPPEDOC - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Escolares, Docência e Cultura. 

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Mondardo Brandalise, G. C., & Knoblauch, A. (2022). A INCORPORAÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: A INFLUÊNCIA DO HABITUS . Vivências, 18(35), 105–119. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.475

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO