PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.482Resumo
Com objetivo de levantar uma reflexão e investigar as possíveis perspectivas e como a atuação do(a) Orientador(a) Educacional Bilíngue pode contribuir na educação de surdos, foi realizada uma entrevista - através de um questionário - com Intérpretes de Libras e Professores de Libras que atuam ou atuaram em escolas públicas regulares da educação básica. A escolha por estes profissionais partiu da percepção de que os mesmos trabalham com maior proximidade dos estudantes surdos, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda no ambiente escolar. Igualmente, não há Orientadores Educacionais Bilíngues atuantes na cidade em que esta pesquisa foi realizada. Casualmente, as participantes selecionadas são mulheres. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Com a leitura das respostas das participantes ao questionário e articulando com os pressupostos teóricos, emergiram duas categorias, a saber: i - Desafios e dificuldades e ii - Contribuições e potencialidades. Com base nas respostas das participantes ao questionário, foi notável a necessidade de investimentos na formação continuada dos educadores, que proporcione o reconhecimento de políticas linguísticas, da Libras e da cultura surda pelos Orientadores Educacionais. Esse reconhecimento possibilita caminhos para se alcançar a educação bilíngue no ambiente escolar. A Orientação Educacional é fundamental para o acolhimento dos estudantes e para a promoção do diálogo entre família e escola, por isso, na educação de surdos a Orientação Educacional Bilíngue contribui potencialmente na inclusão e formação dos educandos(as) surdos(as) com equidade.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BRASIL, Decreto nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília, 2005.
______, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Portal do MEC. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de Setembro de 2001. Brasília, 2001.
______, Lei nº 13146, de 06 de Julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015.
______, Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília 2002.
______, Lei nº 12.319, de 1º de Setembro De 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Brasília, 2010.
______, Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008.
______, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.
______, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional fatores da melhoria da qualidade do ensino. 3 ed. Brasília, 1980.
DALCIN, G. Psicologia da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.
GIL, A. C. 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. ed 4. São Paulo: Atlas, 2002.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Front Cover.. Plexus Editora, 1997.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. 1986.
MÜLLER, J. N. KARNOPP, L. B. Educação Escolar Bilíngue de Surdos. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
OLIVEIRA, E. da. S. G, de.; GRINSPUN, M. P. S. Z. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curitiba, 2012.
QUADROS, R. M. de., Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem. Versão impressa 1997. Recurso eletrônico. Artmed, Porto Alegre, 2008.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. ed. Mediação. Porto Alegre, 1998
STROBEL. K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4 ed, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.