PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.482

Resumo

Com objetivo de levantar uma reflexão e investigar as possíveis perspectivas e como a atuação do(a) Orientador(a) Educacional Bilíngue pode contribuir na educação de surdos, foi realizada uma entrevista - através de um questionário - com Intérpretes de Libras e Professores de Libras que atuam ou atuaram em escolas públicas regulares da educação básica. A escolha por estes profissionais partiu da percepção de que os mesmos trabalham com maior proximidade dos estudantes surdos, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda no ambiente escolar. Igualmente, não há Orientadores Educacionais Bilíngues atuantes na cidade em que esta pesquisa foi realizada. Casualmente, as participantes selecionadas são mulheres. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Com a leitura das respostas das participantes ao questionário e articulando com os pressupostos teóricos, emergiram duas categorias, a saber: i - Desafios e dificuldades e ii - Contribuições e potencialidades. Com base nas respostas das participantes ao questionário, foi notável a necessidade de investimentos na formação continuada dos educadores, que proporcione o reconhecimento de políticas linguísticas, da Libras e da cultura surda pelos Orientadores Educacionais.  Esse reconhecimento possibilita caminhos para se alcançar a educação bilíngue no ambiente escolar. A Orientação Educacional é fundamental para o acolhimento dos estudantes e para a promoção do diálogo entre família e escola, por isso, na educação de surdos a Orientação Educacional Bilíngue contribui potencialmente na inclusão e formação dos educandos(as) surdos(as) com equidade.

Biografia do Autor

Ellen Cristine Prestes Vivian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Ensino de Física no Programa de Pós Graduação em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ensino de Física no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Libras, em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Futura e em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e em Orientação Escolar e Supervisão pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Caçapava do Sul. Experiências acadêmicas e profissionais na área de Ensino de Física e Educação de surdos, com a participação no Programa Institucional de Bolsas para Iniciação a Docência (PIBID: Subprojeto Ciências Exatas, 2011 a 2014 e Subprojeto Física, 2014 a 2015), monitoria voluntária da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Unipampa, de 2014 a 2015 e Professora de Libras na rede estadual de Ensino de 2018 a 2019. Atualmente, Professora Intérprete de Libras na rede municipal de Ensino desde 2015.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Prestes Vivian, E. C. (2022). PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. Vivências, 18(35), 203–217. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.482

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO