PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.482Resumo
Com objetivo de levantar uma reflexão e investigar as possíveis perspectivas e como a atuação do(a) Orientador(a) Educacional Bilíngue pode contribuir na educação de surdos, foi realizada uma entrevista - através de um questionário - com Intérpretes de Libras e Professores de Libras que atuam ou atuaram em escolas públicas regulares da educação básica. A escolha por estes profissionais partiu da percepção de que os mesmos trabalham com maior proximidade dos estudantes surdos, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda no ambiente escolar. Igualmente, não há Orientadores Educacionais Bilíngues atuantes na cidade em que esta pesquisa foi realizada. Casualmente, as participantes selecionadas são mulheres. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Com a leitura das respostas das participantes ao questionário e articulando com os pressupostos teóricos, emergiram duas categorias, a saber: i - Desafios e dificuldades e ii - Contribuições e potencialidades. Com base nas respostas das participantes ao questionário, foi notável a necessidade de investimentos na formação continuada dos educadores, que proporcione o reconhecimento de políticas linguísticas, da Libras e da cultura surda pelos Orientadores Educacionais. Esse reconhecimento possibilita caminhos para se alcançar a educação bilíngue no ambiente escolar. A Orientação Educacional é fundamental para o acolhimento dos estudantes e para a promoção do diálogo entre família e escola, por isso, na educação de surdos a Orientação Educacional Bilíngue contribui potencialmente na inclusão e formação dos educandos(as) surdos(as) com equidade.
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