AÇÕES AFIRMATIVAS PARA MÃES COMO MECANISMO DE ISONOMIA E FORTALECIMENTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
UM RELATO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.487Resumo
A maternidade impacta negativamente a carreira acadêmica, e é mister realizar ações visando minimizar esse impacto. Este artigo apresenta um relato da experiência de ações realizadas por docentes vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd), Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As ações envolvem: I) mobilização e articulação de um Coletivo de Mães na Universidade; II) realização do I Fórum do coletivo durante o I Seminário de Pesquisa em Educação do PPEd em novembro de 2019, com entrega de uma carta coletiva elaborada para as gestoras e gestores da instituição; III) Fórum sobre maternidade e ciência no Café educacional; e IV) II Fórum do coletivo durante o II Seminário de Pesquisa do PPEd. Como resultado dessa mobilização, houve: a implementação de mecanismos nos editais de pesquisa para bolsas de Iniciação Científica, nos processos de credenciamento docente e seleção de discentes do Programa, e no processo seletivo para contratação de docente temporário para o PPEd. Ações como essa têm se mostrado importantes mecanismos de isonomia e, consequentemente, dão visibilidade e criam condições para as mães pesquisadoras, levando ao fortalecimento da universidade pública.
Referências
ANPED. Grupo entrega ao CNPQ carta com demanda de inclusão da licença maternidade no Lattes; documento foi subscrito pela ANPEd. Disponível em: (http://www.anped.org.br/news/grupo-entrega-ao-cnpq-carta-com-demanda-de-inclusao-da-licenca-maternidade-no-lattes-documento). Acesso em: 22. Out. 2019.
BRASIL. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que “dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo” [...] Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1974146&filename=PL+840/2021+%28N%C2%BA+Anterior:+PLS+398/2018%29. Acesso em 07 Abr. 2021.
BRASIL. Pesquisadoras grávidas terão prazo maior para entrega de pesquisas científicas. Disponível em: (http://www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2013/03/pesquisadoras-gravidas-terao-prazo-maior-para-entrega-de-pesquisas-cientificas). Acesso em: 22 Out. 2019.
CALISI, Rebecca M. et al. Opinion: How to tackle the childcare–conference conundrum. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 115, n. 12, p. 2845-2849, 2018.
CONTINS, Márcia; SANT’ANA, Luiz Carlos. O Movimento Negro e a Questão da Ação Afirmativa. Estudos Feministas. v. 4, n. 01, p. 209-220, 1996.
DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Self-determination theory: When mind mediates behavior. The Journal of mind and Behavior, p. 33-43, 1980.
FAPESP. Maternidade no Currículo. Disponível em: (http://www.revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/19/maternidade-no-curriculo/). Acesso em: 22 Out. 2019.
MACHADO, Leticia Santos et al. Parent in science: The impact of parenthood on the scientific career in Brazil. In: Proceedings of 2019 IEEE/ACM 2nd International Workshop on Gender Equality in Software Engineering (GE). IEEE, 2019. p. 37-40.
MACHADO, Leticia Santos et al. Espaço Infantil em eventos da Sociedade Brasileira de Computação: uma necessidade ou não?. In: Anais do XIV Women in Information Technology. SBC, 2020. p. 30-39.
PPED. EDITAL Nº 005/2020. Normas e procedimentos de seleção para o ingresso na condição de aluno não-regular para o segundo semestre de 2020. 2020a. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-documentos/pped-editais-e-documentos/pped-editais/pped-editais-2020/16433-pped-edital-05-2020/file. Acesso em: 30 mar 2021
PPED. EDITAL Nº 007/2020. Seleção de estudantes regulares para o ano letivo de 2021. 2020b. Disponível em:
<https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-documentos/pped-editais-e-documentos/pped-editais/pped-editais-2020/16731-pped-edital-007-2020/file>. Acesso em 30 mar 2021.
PPED. EDITAL Nº 008/2020. Abertura de processo de credenciamento de docentes. 2020c. Disponível em:
<https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-documentos/pped-editais-e-documentos/pped-editais/pped-editais-2020/16838-pped-edital-008-2020/file>. Acesso em 30 Mar. 2021.
SALLEE, Margaret; WARD, Kelly; WOLF-WENDEL, Lisa. Can anyone have it all? Gendered views on parenting and academic careers. Innovative Higher Education, v. 41, n. 3, p. 187-202, 2016.
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência:" ser cientista" e" ser mulher". Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 2, p. 449-466, 2014.
STANISCUASKI, Fernanda et al. Gender, race and parenthood impact academic productivity during the COVID-19 pandemic: from survey to action. bioRxiv, 2020a.
STANISCUASKI, Fernanda et al. Impact of COVID-19 on academic mothers. Science, v. 368, n. 6492, p. 724-724, 2020b.
STANISCUASKI, Fernanda et al. Maternity in the Brazilian CV Lattes: when will it become a reality?. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, n. 1, p. e20201370, 2021.
TELES, Thais. Você já apoiou uma mulher mãe na universidade hoje? Belo Horizonte, UFMG, Pensar a Educação, Pensar o Brasil, 5 de Setembro de 2019. Programa de Rádio. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/blog/voce-ja-apoiou-uma-mulher-mae-na-universidade-hoje/. Acesso em: 28 Mar. 2021.
UENP. EDITAL Nº 008/2021-PRORH. Abertura das inscrições ao Processo Seletivo para contratação de docente na modalidade “Contrato em Regime Especial (CRES)”, não integrante da Carreira Docente, para provimento de vagas em programas de pós-graduação da UENP [...]. 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/publicacoes-oficiais-uenp/link-docs-proreitorias/prorh/prorh-concursos-e-testes/prorh-testes-seletivos/prorh-teste-seletivo-professor-colaborador/prorh-teste-seletivo-2021/1-teste-seletivo-2021-edital-008-2021-prorh/17702-edital-008-2021-prorh-teste-seletivo-docente-cres-programas-de-pos-graduacao/file. Acesso em: 07 Abr. 2021.
UENP. EDITAL PIBEX/PROEC – 001/2019. Programa institucional de bolsas de extensão universitária / PIBEX – Fundação Araucária. Disponível em: https://uenp.edu.br/doc-proec/pibex/pibex-2019/12860-proec-edital-001-2019-pibex/file. Acesso em: 07 Abr. 2021.
UENP. EDITAL Nº 01/2020. Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) da UENP - CIC/PROPG/UENP. 2020. Disponível em: https://uenp.edu.br/editais-ict/ict-editais-2020/17851-pibic-edital-001-2020-final/file. Acesso em: 07 Abr. 2021.
UENP. EDITAL Nº 05/2018. Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) da UENP – CIC/PROPG/UENP. Disponível em https://uenp.edu.br/images/institucional/pro-reitorias/propg/comitejoic/edital_pibic_2018.pdf. Acesso em: 07 Abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.