AÇÕES AFIRMATIVAS PARA MÃES COMO MECANISMO DE ISONOMIA E FORTALECIMENTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

UM RELATO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.487

Resumo

A maternidade impacta negativamente a carreira acadêmica, e é mister realizar ações visando minimizar esse impacto. Este artigo apresenta um relato da experiência de ações realizadas por docentes vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd), Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As ações envolvem: I) mobilização e articulação de um Coletivo de Mães na Universidade; II) realização do I Fórum do coletivo durante o I Seminário de Pesquisa em Educação do PPEd em novembro de 2019, com entrega de uma carta coletiva elaborada para as gestoras e gestores da instituição; III) Fórum sobre maternidade e ciência no Café educacional; e IV) II Fórum do coletivo durante o II Seminário de Pesquisa do PPEd. Como resultado dessa mobilização, houve: a implementação de mecanismos nos editais de pesquisa para bolsas de Iniciação Científica, nos processos de credenciamento docente e seleção de discentes do Programa, e no processo seletivo para contratação de docente temporário para o PPEd. Ações como essa têm se mostrado importantes mecanismos de isonomia e, consequentemente, dão visibilidade e criam condições para as mães pesquisadoras, levando ao fortalecimento da universidade pública.   

Biografia do Autor

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd). Jacarezinho, Paraná, Brasil.

Roberta Ekuni, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd/UENP), Bandeirantes, PR, Brasil. 

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Campos Mariano Ruckstadter, V. ., & Ekuni de Souza, R. . (2022). AÇÕES AFIRMATIVAS PARA MÃES COMO MECANISMO DE ISONOMIA E FORTALECIMENTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM RELATO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP). Vivências, 18(35), 121–132. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.487

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO