FORMAÇÃO DOCENTE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR MEIO DO PROJETO "TODA CIDADE ENSINA"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.538

Resumo

Em consequência da pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino necessariamente migraram para a forma remota, decorrente disso, visando atender as pluralidades das necessidades da comunidade externa, iniciações extensionistas nos cursos de licenciaturas se tornam opções viáveis, proporcionando uma maior democratização da Ciência e tendo como foco a Alfabetização Científica. A formação docente requer iniciativas para tornar-se de maior amplitude a relação da sociedade com a Ciência, proporcionando um diálogo e uma troca de saberes que vai além dos muros da universidade. Diante do cenário exposto, o trabalho a seguir relata a experiência do desenvolvimento do projeto extensionista ‘Toda Cidade Ensina’ realizado por estudantes e professores da Educação Básica, licenciandos em Ciências Biológicas, técnicos e docentes da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento do projeto, buscamos espaços não formais de educação, da região, visando potencializar didaticamente esses espaços, por meio da produção de vídeos e materiais complementares, sintetizando diferentes temas recorrentes no Ensino de Ciências. Consideramos que as ações extensionistas devem ser incorporadas e valorizadas no currículo das graduações, propiciando uma formação ampla e crítica dos educandos, além de contribuir com um diálogo permanente com a comunidade. 

 

Biografia do Autor

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria, licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela UFSM.

Jessica Morales Oviedo da Luz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM), líder do Grupo de Pesquisa IDEIA - Educação em Ciências.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Costa, C., Drehmer-Marques, . K. C., Luz, J. M. O. da, & Tolentino-Neto, L. C. B. de . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR MEIO DO PROJETO "TODA CIDADE ENSINA". Vivências, 17(34), 149–165. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.538

Edição

Seção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária