FORMAÇÃO DOCENTE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR MEIO DO PROJETO "TODA CIDADE ENSINA"
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.538Resumo
Em consequência da pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino necessariamente migraram para a forma remota, decorrente disso, visando atender as pluralidades das necessidades da comunidade externa, iniciações extensionistas nos cursos de licenciaturas se tornam opções viáveis, proporcionando uma maior democratização da Ciência e tendo como foco a Alfabetização Científica. A formação docente requer iniciativas para tornar-se de maior amplitude a relação da sociedade com a Ciência, proporcionando um diálogo e uma troca de saberes que vai além dos muros da universidade. Diante do cenário exposto, o trabalho a seguir relata a experiência do desenvolvimento do projeto extensionista ‘Toda Cidade Ensina’ realizado por estudantes e professores da Educação Básica, licenciandos em Ciências Biológicas, técnicos e docentes da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento do projeto, buscamos espaços não formais de educação, da região, visando potencializar didaticamente esses espaços, por meio da produção de vídeos e materiais complementares, sintetizando diferentes temas recorrentes no Ensino de Ciências. Consideramos que as ações extensionistas devem ser incorporadas e valorizadas no currículo das graduações, propiciando uma formação ampla e crítica dos educandos, além de contribuir com um diálogo permanente com a comunidade.
Referências
AFONSO, C. A. Internet no Brasil – alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v. 4, n. 2, p. 169-184, 2002. Disponível em: http://pbh.gov.br/informaticapublica/ANO4_N2_PDF/ip0402afonso.pdf Acesso em: 10 de set. 2020.
BARROS, V. C.; SANTOS, I. M. Além dos muros da escola: a educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS, 2010, Alagoas. Anais...Alagoas, v. 5, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://docs.favenorte.edu.br/files/biblioteca/publicacoes-online/ALEM-DOS-MUROS-DA-ESCOLA-A-EDUCACAO-NAO-FORMAL-COMO-ESPACO-DE-ATUACAO-DA-PRATICA-DO-PEDAGOGO.pdf . Acesso em: 15 de mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Edição Atualizada Brasil 2000/2001. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. FORPROEX. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: 17 maio 2012.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 5 mai.
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018a. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 17 dez de 2018. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 6 nov. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 8 dez. 2020.
CHASSOT, A. Catalisando Transformações na Educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, n. 22, p. 89-100, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000100009 . Acesso em: 28 abr. 2021.
CHAUÍ, M. S. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.
DREHMER-MARQUES, K. C.; TOLENTINO-NETO, L. C. B.; BRANCHER, V. R. Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em:http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5387 . Acesso em: 17 mai. 2021.
FANFA, M. S.; TOLENTINO-NETO, L. C. B.; TEIXEIRA, M. R. F. Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3706 . Acesso em: 17 jan. 2021.
FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/07.pdf . Acesso em: 17 mar. 2021.
FONTANA, F. F.; CORDENONSI, A. Z. TDIC como mediadora do processo de ensino-aprendizagem da arquivologia. ÁGORA, Florianópolis, v. 25, n. 51, p. 101-131, jul./dez. 2015. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/548. Acesso em: 5 de ago. 2020.
FRIZZO, G.; MARIN, E. C.; SCHELLIN, F. O. Extensão Universitária e Formação Docente:
Contribuição e Desafios das Ações de Extensão para a Formação de Professores de Educação Física no RS. Expressa Extensão, v. 21, n. 2, p. 21-37, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/7671 Acesso em: 12 dez. 2020.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, jan./mar., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405 . Acesso em :30 mar. 2021.
GOHN, M. G. Educação não formal, educador (a) social e projetos sociais de inclusão. Meta: avaliação, p. 28-43, 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1/5 . Acesso em: 30 mar. 2021.
GÜNZEL, R.; TONELLO, L. P.; MARSANGO, D.; GÜLLICH, R. I. C. Desafios e inter-relações entre ciência, ambiente e formação de professores: o PETCIÊNCIAS e a extensão universitária. Vivências, v. 16, n. 31, p. 195-208, 2020. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/197 . Acesso em: 11 jan. 2021.
GURGEL, R. M. Extensão Universitária: Comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez, 1986.
JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, v. 7, n. 1, 5 nov. 2008. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860 . Acesso em: 20 mai. 2021.
JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2004, Belo Horizonte. Anais do... Belo Horizonte, 2004, p. 1-6. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf Acesso em: 15 mai. 2021.
MERCADO, L. P. L. Formação Docente e novas tecnologias. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, p. 11-28, 2002. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/210M.pdf . Acesso em: 4 de ago. 2020.
RODRIGUES, A. L. L.; DO AMARAL COSTA; C. L. N.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT, v.1, n.16, p.141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494 . Acesso em: 17 abr. 2021.
SILVA, M. S.; VASCONCELOS, S. D. Extensão universitária e formação profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em avaliação educacional, v. 17, n. 33, p. 119-136, 2006. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2130/2087 . Acesso em: 22 abr. 2021.
UFSM. Pró- reitoria de Extensão. Política de extensão da UFSM. Disponível em: http://w3.ufsm.br/pre/images/anexos-do-site/Politica.pdf . Acesso em: 10 out. 2020.
UFSM. Departamento de Biologia. Projeto Pedagógico do Curso de Biologia. Santa Maria, RS, 2019a.
UFSM. Resolução N. 003, de 11 de janeiro de 2019b. Regula a inserção das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-n-003-2019/#:~:text=Regula%20a%20inser%C3%A7%C3%A3o%20das%20a%C3%A7%C3%B5es,%E2%80%93%20a%20Lei%20N. Acesso em: 20 mar. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.