CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO POR MEIO DO INSTAGRAM®: CUIDAR ESTÁ NO SANGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.543

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de curricularização da extensão na formação do Enfermeiro por meio do Instagram®. O projeto de extensão “Cuidar está no Sangue”, desenvolvido por estudantes e professores da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, integra ensino-serviço-comunidade para a formação do Enfermeiro com foco no exercício da cidadania, solidariedade e humanização. As ações extensionistas presenciais, realizadas no entorno da Universidade, foram substituídas, durante a pandemia do novo coronavírus, por ações virtuais com a criação da conta “@gepcuidar” na rede social Instagram®  vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Práticas do Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem na Rede de Atenção (GEPCuidar) que posta semanalmente conteúdos produzidos para ampliar o alcance de informações seguras e produção dialógica de conhecimento sobre a doação de sangue, a fim de desmitificar e estimular a procura pelos hemocentros, diante dos baixos estoques sanguíneos, que se evidenciaram ainda mais durante a pandemia. A experiência demonstrou que a rede social pode ser utilizada com êxito para a continuidade do processo curricularização e creditação de carga horária da extensão no curso de Enfermagem no período remoto.

Biografia do Autor

Amanda Regina da Silva Góis, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem. Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Petrolina, Pernambuco e Brasil.

Ana Paula Vieira Araújo, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Discentes de Enfermagem. Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Petrolina, Pernambuco e Brasil.

Edla Raissa Sousa Oliveira, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Discentes de Enfermagem. Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Petrolina, Pernambuco e Brasil.

Ricardo Pereira Landim, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Discentes de Enfermagem. Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Petrolina, Pernambuco e Brasil.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Góis, A. R. da S., Araújo, A. P. V. ., Oliveira, E. R. S. ., & Landim, R. P. (2021). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO POR MEIO DO INSTAGRAM®: CUIDAR ESTÁ NO SANGUE. Vivências, 17(34), 121–133. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.543

Edição

Seção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária