CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO POR MEIO DO INSTAGRAM®: CUIDAR ESTÁ NO SANGUE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.543Abstract
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de curricularização da extensão na formação do Enfermeiro por meio do Instagram®. O projeto de extensão “Cuidar está no Sangue”, desenvolvido por estudantes e professores da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, integra ensino-serviço-comunidade para a formação do Enfermeiro com foco no exercício da cidadania, solidariedade e humanização. As ações extensionistas presenciais, realizadas no entorno da Universidade, foram substituídas, durante a pandemia do novo coronavírus, por ações virtuais com a criação da conta “@gepcuidar” na rede social Instagram® vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Práticas do Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem na Rede de Atenção (GEPCuidar) que posta semanalmente conteúdos produzidos para ampliar o alcance de informações seguras e produção dialógica de conhecimento sobre a doação de sangue, a fim de desmitificar e estimular a procura pelos hemocentros, diante dos baixos estoques sanguíneos, que se evidenciaram ainda mais durante a pandemia. A experiência demonstrou que a rede social pode ser utilizada com êxito para a continuidade do processo curricularização e creditação de carga horária da extensão no curso de Enfermagem no período remoto.
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