HOTEL PARA INSETOS

UMA ATIVIDADE DIDÁTICA CRIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.549

Resumo

O presente relato de experiência refere-se de uma atividade didática desenvolvida em uma escola do campo, através das atividades não presenciais no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19. Com a intenção de promover a aprendizagem de conceitos científicos que valorizem e preservem o meio ambiente, a atividade didática possui o objetivo principal de engajar os alunos na criação e construção de um hotel para insetos, desenvolvendo habilidades e apresentando conceitos relevantes no estudo de Ciências do Ensino Fundamental, buscando superar os obstáculos encontrados durante o ensino remoto. Para isso, a atividade didática foi proposta aos 20 alunos matriculados do 6º ao 9º ano de uma escola de ensino público, durante o período de 15 dias. Este trabalho emprega a abordagem de estudo de caso e utiliza como estratégia as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Avaliamos que os resultados obtidos nesta atividade didática são positivos e promissores para o Ensino de Ciências, no qual Metodologias Ativas de Aprendizagem, como a “Hands on” e a “Aprendizagem Colaborativa” possuem a capacidade de unir a teoria e a prática favorecendo a aprendizagem e tornando o ensino mais prazeroso e eficaz. Desta forma, a atividade didática “Hotel para Insetos” possui o potencial de contribuir para o aumento das entregas das tarefas durante o ensino remoto, despertar o interesse dos alunos sobre os insetos e sobre a sua importância ambiental.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriela Bitencourt Wommer, Universidade Federal de Santa Maria

Fernanda G. B. Wommer, Doutoranda do PPG Educação em Ciências QVS, Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Elgion Lúcio da Silva Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Elgion L. S. Loreto, professor titular do Dep. de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria, doutor em Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (UFRGS); Bioquímica toxicológica (UFSM) e Educação em Ciências (UFRGS, UFSM, Unipampa).

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Wommer, F. G. B., & Loreto, E. L. da S. (2022). HOTEL PARA INSETOS: UMA ATIVIDADE DIDÁTICA CRIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO. Vivências, 18(35), 257–281. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.549

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO