HOTEL PARA INSETOS
UMA ATIVIDADE DIDÁTICA CRIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.549Abstract
O presente relato de experiência refere-se de uma atividade didática desenvolvida em uma escola do campo, através das atividades não presenciais no ano de 2020, durante a pandemia de COVID-19. Com a intenção de promover a aprendizagem de conceitos científicos que valorizem e preservem o meio ambiente, a atividade didática possui o objetivo principal de engajar os alunos na criação e construção de um hotel para insetos, desenvolvendo habilidades e apresentando conceitos relevantes no estudo de Ciências do Ensino Fundamental, buscando superar os obstáculos encontrados durante o ensino remoto. Para isso, a atividade didática foi proposta aos 20 alunos matriculados do 6º ao 9º ano de uma escola de ensino público, durante o período de 15 dias. Este trabalho emprega a abordagem de estudo de caso e utiliza como estratégia as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Avaliamos que os resultados obtidos nesta atividade didática são positivos e promissores para o Ensino de Ciências, no qual Metodologias Ativas de Aprendizagem, como a “Hands on” e a “Aprendizagem Colaborativa” possuem a capacidade de unir a teoria e a prática favorecendo a aprendizagem e tornando o ensino mais prazeroso e eficaz. Desta forma, a atividade didática “Hotel para Insetos” possui o potencial de contribuir para o aumento das entregas das tarefas durante o ensino remoto, despertar o interesse dos alunos sobre os insetos e sobre a sua importância ambiental.
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