CURSO ONLINE SOBRE “APRENDER E ENSINAR POR PROJETO” COMO AÇÃO FORMATIVA PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.551Resumo
O curso online sobre “Aprender e Ensinar por Projeto” foi oferecido na modalidade de extensão aos participantes da Residência Pedagógica (RP), subprojeto Química, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM entre os meses de Outubro a Dezembro de 2020. A finalidade de oferecer um curso online foi de compreender de que maneira o curso online “Ensinar e Aprender por Projeto” poderia se apresentar como ação formativa na residência pedagógica. Dessa forma, os residentes realizaram várias atividades na plataforma sala de aula, sendo incentivados a se apropriar da teoria “Aprendizagem baseada em projetos” construindo uma rotina de pensamento sobre o processo de ensino-aprendizagem em colaboração a teoria de David Perkins. No final do curso, os residentes produziram vários projetos coletivos e temáticos a partir da teoria da “Aprendizagem baseada em Projetos” – ABP, cuja autenticidade foi identificada pela proposta de ensino inovador, interessante, com diversidade de avaliação, problematizado e próximo de situações reais. Os resultados mostram que 90% dos residentes tiveram as suas expectativas alcançadas, os quais destacaram várias características da ABP, principalmente, o protagonismo, a autonomia e a inovação como ação necessária a prática da ABP. Além disso, destacaram a importância de se distanciar do ensino tradicional fomentando novas propostas de ensino, principalmente, com a diversificação das avaliações que se apropriam no decorrer do curso. Nessa circunstancia, pode-se afirmar que uma ação de extensão quando bem planejada pode também garantir os propósitos curriculares de formação dos professores.
Referências
ANIJOVICH, Rebeca. e CAPPELLETTI, Gabriela. La evaluación como oportunidad. Buenos Aires: Paídos, 2017, 160p.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996, 316p.
BARROWS, Howard Barrows. A taxonomy of problem-based learning methods. Journal medical education, v. 20, issue 6, 1986, p. 481-486.
BENDER, Willian Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014, 159p.
BEZERRA, Jane Filgueira. e SANTOS, Rossiter Ambrósio dos. Aprendizagem baseada em problemas (ABP) como estratégia para a organização do trabalho docente em matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba-PR, 18 a 21 de julho de 2013, p. 1-13.
CARMAGO, Fausto. e DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora – estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 1-7.
FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências?. Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, 2003, p. 109-123.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e Realidade – o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 200, p. 85-93. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100010. Acesso em: 08 jun. 2021
MORALES, Pedro. A relação professor-aluno – O que é, como se faz?. 8ª Edição, São Paulo: Edições Loyola, 2009.
PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
PARGA, Diana-Lineth Lorenzo e PIÑEROS, Gloria YanethCarranza. Enseñanza de la Química, desde contenidos contextualizados. Educación Química, v. 29, n. 1, 2018, p. 55-54. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2018.1.63683. Acesso em: 11 jun. 2021.
PEDRO, Luiz Augusto Ramos. Aprendizagem baseada em projetos (ABPj) Contexto significativo. Outras palavras, v. 12, n. 1, 2016.
Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/673. Acesso em: 09 de jun. 2021
SANTOS, Barbara Cristina Dias e FERREIRA, Maira. Contextualização como princípio para o ensino de química no âmbito de um curso de educação popular. Experiências em ensino de Ciências, v. 13, n. 5, 2018.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro e CRUZ, Shirleide Pereira. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento – Diálogos em Educação, v. 27, n. 2, 2018, p. 227-247. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062. Acesso em: 10 de jun. 2021
SOBRINHO, Oseias Ferreira da Silva e LIMA, Lenilton Souza Ferreira. In: IV Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias, edição 100% virtual, 2020.
SOUZA, Samir Cristino de. e DOURADO, Luís. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, ano 31, 2015, p. 182-200.
DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880. Acesso em: 11 de jun. 2021
STUMPENHORST, Josh. A nova revolução do professor – práticas pedagógicas para uma geração de alunos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018, p. 44-57.
TAGLIEBER, José Erno. O ensino de ciências nas escolas brasileiras. Perspectiva, Florianópolis, v. 1, n. 3, 1984, p. 91-111.
DELGADO, Violeta Villalobos; ÁVILA-PALET, Jose Enrique; OLIVARES, Silvia. Aprendizaje basado em problemas em química y el pensamento crítico em secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 21, n. 69, 2016, p. 557-581.
Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662016000200557&lng=es&nrm=iso. Acesso em 09 jun. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.