CURSO ONLINE SOBRE “APRENDER E ENSINAR POR PROJETO” COMO AÇÃO FORMATIVA PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.551

Resumo

O curso online sobre “Aprender e Ensinar por Projeto” foi oferecido na modalidade de extensão aos participantes da Residência Pedagógica (RP), subprojeto Química, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM entre os meses de Outubro a Dezembro de 2020. A finalidade de oferecer um curso online foi de compreender de que maneira o curso online “Ensinar e Aprender por Projeto” poderia se apresentar como ação formativa na residência pedagógica. Dessa forma, os residentes realizaram várias atividades na plataforma sala de aula, sendo incentivados a se apropriar da teoria “Aprendizagem baseada em projetos” construindo uma rotina de pensamento sobre o processo de ensino-aprendizagem em colaboração a teoria de David Perkins. No final do curso, os residentes produziram vários projetos coletivos e temáticos a partir da teoria da “Aprendizagem baseada em Projetos” – ABP, cuja autenticidade foi identificada pela proposta de ensino inovador, interessante, com diversidade de avaliação, problematizado e próximo de situações reais. Os resultados mostram que 90% dos residentes tiveram as suas expectativas alcançadas, os quais destacaram várias características da ABP, principalmente, o protagonismo, a autonomia e a inovação como ação necessária a prática da ABP. Além disso, destacaram a importância de se distanciar do ensino tradicional fomentando novas propostas de ensino, principalmente, com a diversificação das avaliações que se apropriam no decorrer do curso.  Nessa circunstancia, pode-se afirmar que uma ação de extensão quando bem planejada pode também garantir os propósitos curriculares de formação dos professores.

Biografias Autor

Ercila Pinto Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação para a Ciência, Unesp-Bauru. Mestre em Química Ambiental e licenciada em Química, Universidade Federal do Amazonas. Docente da área de ensino de química do Depart. Quimica da Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Trabalha na formação de professores de química e pesquisa sobre o processo de Ensino-Aprendizagem. É atualmente coordenadora da Residência Pedagógica-subprojeto Química. Tem investigado sobre estudos interculturais e aprendizagem baseada em projeto.

 

 

Ademir Victor Gomes da Costa , Universidade Federal do Amazonas

Licenciando em Química da Uinversidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil

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Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662016000200557&lng=es&nrm=iso. Acesso em 09 jun. 2021

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Pinto Monteiro, E. ., & Gomes da Costa , A. V. . (2022). CURSO ONLINE SOBRE “APRENDER E ENSINAR POR PROJETO” COMO AÇÃO FORMATIVA PARA OS RESIDENTES DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA. Vivências, 18(35), 133–146. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.551

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO