FORMAÇÃO NA ÁREA DE ENFERMAGEM: DISCUSSÃO A RESPEITO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS VIA ARCO DE MAGUEREZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.613

Resumo

Este trabalho objetiva mapear publicações no campo da enfermagem, que adotem a metodologia da problematização utilizando o Arco de Maguerez. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento” e teve natureza qualitativa. Os dados empíricos foram obtidos no Portal de Periódicos da CAPES e analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As pesquisas apontaram que o uso da metodologia da problematização, através do Arco de Maguerez na área da saúde, contribuem para a formação de um profissional crítico-reflexivo, humano e transformador. Apesar disso, os trabalhos analisados não se referem ao ensino técnico em enfermagem, sendo, na sua maioria, voltados para a graduação de enfermagem. Portanto, sinaliza-se a carência de pesquisas sobre a formação do profissional técnico em enfermagem, que abordam a metodologia da problematização através do Arco de Maguerez. Concluiu-se que a metodologia da problematização através do Arco de Maguerez pode ser utilizada e desenvolvida em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Biografia do Autor

Enilda Fontoura dos Santos, UNIPAMPA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIPAMPA - Campus Bagé, especialista em Docência em Ciências da Saúde pela Faculdade UnYLeYA em Pós-graduação a distância (2017), Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (2016), Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica Santa Clara-Santa Maria (2007). Atua como Técnica em Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Pedrito (RS) e como professora da Escola profissional QWERTY.

Renata Hernandez Lindemann, UNIPAMPA

Professora da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, atuando no curso de Licenciatura Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Licenciada em Química com Habilitação em Ciências pela Fundação Universidade de Rio Grande (2002). Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutora em Educação Científico-Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Até 2019 atuou no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências junto ao curso de Mestrado Profissional orientando dissertações. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino atuando como coordenadora do programa  e orientadora de dissertações de mestrado. Integra o Grupo de Pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação.

   

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Fontoura dos Santos, E., & Lindemann, R. H. (2022). FORMAÇÃO NA ÁREA DE ENFERMAGEM: DISCUSSÃO A RESPEITO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS VIA ARCO DE MAGUEREZ. Vivências, 18(35), 41–54. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.613

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO