FORMAÇÃO NA ÁREA DE ENFERMAGEM: DISCUSSÃO A RESPEITO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS VIA ARCO DE MAGUEREZ
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.613Resumo
Este trabalho objetiva mapear publicações no campo da enfermagem, que adotem a metodologia da problematização utilizando o Arco de Maguerez. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento” e teve natureza qualitativa. Os dados empíricos foram obtidos no Portal de Periódicos da CAPES e analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As pesquisas apontaram que o uso da metodologia da problematização, através do Arco de Maguerez na área da saúde, contribuem para a formação de um profissional crítico-reflexivo, humano e transformador. Apesar disso, os trabalhos analisados não se referem ao ensino técnico em enfermagem, sendo, na sua maioria, voltados para a graduação de enfermagem. Portanto, sinaliza-se a carência de pesquisas sobre a formação do profissional técnico em enfermagem, que abordam a metodologia da problematização através do Arco de Maguerez. Concluiu-se que a metodologia da problematização através do Arco de Maguerez pode ser utilizada e desenvolvida em diferentes níveis e modalidades de ensino.
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