QUEM SÃO AS MULHERES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CTISM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.636

Resumo

Autores:

Thais da Silva Dorneles  - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria / RS, Brasil. E-mail: dockithais@gmail.com

Bacharel em Administração (2007-2011) pela UNIVERSIDADE FRANCISCANA (UFN), e licenciada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (2010-2011) na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - (UFSM). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçāo Profissional e Tecnológica ( 2018-2020) na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Participante do Grupo de pesquisa: TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Atuação como Professora Substituta de Administração (2020) no INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR) - Campus São Borja. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2506-7570 

Leandro Lampe - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria / RS, Brasil. E-mail: leandrolampe@gmail.com

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, na LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação Profissional, Curso Normal, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3154-0224 

Mariglei Severo Maraschin - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria / RS, Brasil. E-mail: mariglei@ctism.ufsm.br

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9705-1896

 

 

Biografia do Autor

Thais Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bacharel em Administração (2007-2011) pela UNIVERSIDADE FRANCISCANA (UFN), e licenciada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (2010-2011) na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - (UFSM). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçāo Profissional e Tecnológica ( 2018-2020) na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Participante do Grupo de pesquisa: TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Atuação como Professora Substituta de Administração (2020) no INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR) - Campus São Borja.

Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, na LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação Profissional, Curso Normal, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas.

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Dorneles, T., Lampe, L., & Severo Maraschin, M. (2022). QUEM SÃO AS MULHERES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CTISM?. Vivências, 18(36), 115–125. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.636

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica