QUEM SÃO AS MULHERES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CTISM?
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.636Abstract
Autores:
Thais da Silva Dorneles - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria / RS, Brasil. E-mail: dockithais@gmail.com
Bacharel em Administração (2007-2011) pela UNIVERSIDADE FRANCISCANA (UFN), e licenciada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (2010-2011) na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - (UFSM). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçāo Profissional e Tecnológica ( 2018-2020) na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Participante do Grupo de pesquisa: TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. Atuação como Professora Substituta de Administração (2020) no INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR) - Campus São Borja. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2506-7570
Leandro Lampe - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria / RS, Brasil. E-mail: leandrolampe@gmail.com
Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, na LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/UFSM), Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação Profissional, Curso Normal, Trabalho Pedagógico e Políticas Públicas. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3154-0224
Mariglei Severo Maraschin - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria / RS, Brasil. E-mail: mariglei@ctism.ufsm.br
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9705-1896
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 24/10/2020
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA ://200.132.24.48/index.php/historico. 2009
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.
FERREIRA, Liliana Soares (2016): Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum. Education, 39, 1, 12 2016
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101670.pdf Acesso em 24/10/2020
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 72, maio 1991. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf Acesso em: 17/08/2020
ROCHA, Ananda Fighera. Educação Profissional Brasileira e participação feminina: uma análise histórica. Revista de Pós-Graduação em Educação, 2016. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2861
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RS/SEDUC. Superintendência da Educação
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SETEC. Disponível: http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica. Acesso em 08 de Nov de 2019
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum para todas, todes e todos. 6º ed. – Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.