A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO PERCURSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.659Resumo
Este estudo objetiva refletir sobre o percurso de construção de diretrizes próprias para o Ensino Médio Integrado do e no Instituto Federal Catarinense (IFC). A partir de uma abordagem qualitativa, utiliza procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental (SEVERINO, 2007) e articula a trajetória do IFC ao contexto brasileiro de reformulação da escolarização média, geral e profissional. O amplo movimento institucional, que compreendeu o período de 2012 a 2019, resultou em um documento axial voltado aos cursos de Ensino Médio Integrado que exprime a concepção de formação humana integral, na perspectiva omnilateral/onilateral, e que ultrapassa a visão estreita de formação dos(as) jovens presente na Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) que vem sendo implementada no Brasil. No entanto, como todo movimento de elaboração de políticas institucionais que buscam superar marcas históricas, tais como a dicotomia entre formação geral e profissional, o percurso do IFC evidenciou múltiplos desafios em torno das ações desenvolvidas. Por fim, os resultados do estudo realizado revelam que o conjunto de atividades e passos dados institucionalmente, que se fundamentaram na concepção de Ensino Médio Integrado que tem como eixos estruturantes a ciência, a cultura, a tecnologia e o trabalho, comprometeu-se com o fortalecimento da proposta integrada e com a elaboração de processos formativos pautados pela formação humana integral dos(as) estudantes.
Referências
ARAUJO, R. M. de L. Ensino Médio Brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2008. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/LEI-No-11.892.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base – Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: MEC/SETEC, 2007. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Documento-Base-Nascimento-dos-IFs.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 fev. 2021.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. [IFC]. Caminhando e Construindo: diretrizes para o Ensino Técnico Integrado do IFC. Página Web oficial. [2021]. Disponível em: https://ifc.edu.br/2017/09/13/caminhando-e-construindo-diretrizes-para-o-ensino-tecnico-integrado-do-ifc. Acesso em: 10 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. [IFC]. Carta Memória II Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC – Luz, câmera, ação: construindo diretrizes. [S.l.]: PROEN/PROPI/PROEX, 2018a. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Carta-mem%c3%b3ria.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. [IFC]. Carta Resumo I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC. [S.l.]: PROEN/PROPI/PROEX, 2017a. Disponível em:
https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Carta-Resumo-do-I-Semin%c3%a1rio-1.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. [IFC]. Conselho Superior. Resolução nº 16, de 01 de abril de 2019. Dispõe sobre as Diretrizes para a Educação Profissional Técnica Integrada ao ensino Médio do Instituto Federal Catarinense. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Resolu%c3%a7%c3%a3o-16.2019-Diretrizes.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Ensino Médio Integrado no IFC: estudos e reflexões. Blumenau: Editora IFC, 2017b. [E-book]. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Ensino-M%c3%a9dio-Integrado-no-IFC-1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Gabinete da Reitoria. Portaria nº 396, de 17 de abril de 2018. Constitui a Comissão Institucional Permanente de Implantação e Acompanhamento das Diretrizes dos Cursos Técnicos (CIPATEC). Blumenau: IFC, 2018b. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Portaria-396-2018-CIPATEC.pdf. Acesso em: 7 fev. 2021.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 fev. 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.