A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO PERCURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.659

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre o percurso de construção de diretrizes próprias para o Ensino Médio Integrado do e no Instituto Federal Catarinense (IFC). A partir de uma abordagem qualitativa, utiliza procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental (SEVERINO, 2007) e articula a trajetória do IFC ao contexto brasileiro de reformulação da escolarização média, geral e profissional. O amplo movimento institucional, que compreendeu o período de 2012 a 2019, resultou em um documento axial voltado aos cursos de Ensino Médio Integrado que exprime a concepção de formação humana integral, na perspectiva omnilateral/onilateral, e que ultrapassa a visão estreita de formação dos(as) jovens presente na Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) que vem sendo implementada no Brasil. No entanto, como todo movimento de elaboração de políticas institucionais que buscam superar marcas históricas, tais como a dicotomia entre formação geral e profissional, o percurso do IFC evidenciou múltiplos desafios em torno das ações desenvolvidas. Por fim, os resultados do estudo realizado revelam que o conjunto de atividades e passos dados institucionalmente, que se fundamentaram na concepção de Ensino Médio Integrado que tem como eixos estruturantes a ciência, a cultura, a tecnologia e o trabalho, comprometeu-se com o fortalecimento da proposta integrada e com a elaboração de processos formativos pautados pela formação humana integral dos(as) estudantes.

Biografia do Autor

Tamiris Possamai, Instituto Federal Catarinense

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, vinculada à Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) - Campus Rio do Sul (2017). É trabalhadora (Técnica Administrativa em Educação) do IFC - Campus Rio do Sul. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC) e do Grupo de Estudos em Atualidades (GEA/IFC).

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC) e parte do Grupo EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa.

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SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

Publicado

2022-04-21

Como Citar

Possamai, T., & Silva, F. L. G. R. da. (2022). A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO PERCURSO. Vivências, 18(36), 127–140. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.659

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica