A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO PERCURSO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.659Abstract
Este estudo objetiva refletir sobre o percurso de construção de diretrizes próprias para o Ensino Médio Integrado do e no Instituto Federal Catarinense (IFC). A partir de uma abordagem qualitativa, utiliza procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental (SEVERINO, 2007) e articula a trajetória do IFC ao contexto brasileiro de reformulação da escolarização média, geral e profissional. O amplo movimento institucional, que compreendeu o período de 2012 a 2019, resultou em um documento axial voltado aos cursos de Ensino Médio Integrado que exprime a concepção de formação humana integral, na perspectiva omnilateral/onilateral, e que ultrapassa a visão estreita de formação dos(as) jovens presente na Contrarreforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) que vem sendo implementada no Brasil. No entanto, como todo movimento de elaboração de políticas institucionais que buscam superar marcas históricas, tais como a dicotomia entre formação geral e profissional, o percurso do IFC evidenciou múltiplos desafios em torno das ações desenvolvidas. Por fim, os resultados do estudo realizado revelam que o conjunto de atividades e passos dados institucionalmente, que se fundamentaram na concepção de Ensino Médio Integrado que tem como eixos estruturantes a ciência, a cultura, a tecnologia e o trabalho, comprometeu-se com o fortalecimento da proposta integrada e com a elaboração de processos formativos pautados pela formação humana integral dos(as) estudantes.
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