ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA
IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.695Resumo
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio preveem a formação integral dos educandos, estimulando pensamento crítico e científico. Sugere-se integrações entre as disciplinas básicas com as disciplinas das áreas técnicas, dessa forma, o ensino deve ser significativo e atrativo aos estudantes. O objetivo deste estudo é o de relatar a experiência de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com abordagem investigativa teórico-prática sobre a qualidade da água dos açudes da instituição. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Farroupilha, com uma turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. No procedimento metodológico de SDI, os estudantes perpassaram por etapas de investigações teóricas e práticas das análises das águas. Verificou-se a atuação ativa dos discentes ao longo do projeto, demonstrando interesse nas atividades propostas, as quais envolveram saída de campo, práticas em laboratório, análise dos dados e confecção de um relatório digital. Os resultados indicam que os estudantes agem como construtores do conhecimento, auxiliando no processo de aprendizagem a partir do contexto que estão inseridos.
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