ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.695

Resumo

Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio preveem a formação integral dos educandos, estimulando pensamento crítico e científico. Sugere-se integrações entre as disciplinas básicas com as disciplinas das áreas técnicas, dessa forma, o ensino deve ser significativo e atrativo aos estudantes. O objetivo deste estudo é o de relatar a experiência de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com abordagem investigativa teórico-prática sobre a qualidade da água dos açudes da instituição. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Farroupilha, com uma turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. No procedimento metodológico de SDI, os estudantes perpassaram por etapas de investigações teóricas e práticas das análises das águas. Verificou-se a atuação ativa dos discentes ao longo do projeto, demonstrando interesse nas atividades propostas, as quais envolveram saída de campo, práticas em laboratório, análise dos dados e confecção de um relatório digital. Os resultados indicam que os estudantes agem como construtores do conhecimento, auxiliando no processo de aprendizagem a partir do contexto que estão inseridos.

Biografia do Autor

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2020). Mestra em Educação em Ciências (2016), Especialista em Educação do campo (2021), licenciada em Ciências Biológicas (2012) e bacharela em Ciências Biológicas-UFSM (2019). 

Elisangela Secretti, Instituto Federal Farroupilha, São Vicente do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui Técnico Agrícola - Habilitação em Jardinagem pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (2008). Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado (2011) e Licenciatura (2013) pela UFSM e Mestrado pelo PPG Biodiversidade Animal da mesma instituição (UFSM, 2015). Atua como Técnica em Laboratório/Biologia do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul (RS). Tem experiência em taxonomia vegetal, ecologia de ecossistemas, práticas no ensino de biologia e confecção de materiais para ensino de Ciências/Biologia.

Larissa Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria, Tuparandi, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutoranda do PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo (2020). Estudante da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa (2018). Técnica em edificações, formada em 2014, pela mesma instituição.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Drehmer-Marques, K. C., Secretti, E. ., & Lunardi, L. (2022). ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA. Vivências, 18(36), 241–259. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.695

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica