FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EPT

O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2015 – 2020)

Autores

  • Evandro José Branches Lopes Filho Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Amazonas Manaus - AM/ Brasil
  • Deuzilene Marques Salazar Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Amazonas Manaus - AM/ Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.701

Resumo

No contexto da formação de professores, considera-se que a formação continuada representa um momento relevante, não somente para aprimorar as práticas educativas, mas também para estimular uma reflexão crítica a respeito do quão importante é a atividade docente para o cumprimento da função social da escola. O estudo se propõe a discutir as características metodológicas utilizadas nas produções acadêmicas no âmbito da pós-graduação que investigaram a formação continuada de docentes para a educação profissional e tecnológica. Realizou-se a pesquisa de levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e localizamos 40 produções que tratavam a formação continuada docente no período entre 2015 e 2020. Na análise para este estudo, destacamos: a) quantitativo de estudos; b) a caracterização dos participantes; c) a forma de realização da formação continuada, e; d) os métodos de análise utilizados nos estudos. Concluiu-se que a formação continuada docente para a educação profissional e tecnológica ainda é pouco explorada nas pesquisas de pós-graduação stricto sensu, principalmente no âmbito de doutorado. Todavia, isto pode representar uma oportunidade para que novos estudos sejam realizados e possam contribuir para a consolidação da educação profissional e tecnológica (EPT).

 

Palavras-chave: Formação continuada. Educação profissional e tecnológica. Produções acadêmicas.

Biografia do Autor

Evandro José Branches Lopes Filho, Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Amazonas Manaus - AM/ Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Gestão Pública. Graduado em Administração. Atua no Cargo de Técnico Administrativo, Função Assistente em Administração na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA desde 2014. Desenvolve pesquisas em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Deuzilene Marques Salazar, Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Amazonas Manaus - AM/ Brasil

Doutora em Educação pelo PPGE/UFAM (2017). Possui Licenciatura em Pedagogia. Mestra e Doutora em pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2007). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM desde 2010. Atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica desde agosto/2017. Desenvolve estudos e pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Branches Lopes Filho, E. J., & Marques Salazar, D. (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EPT: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2015 – 2020). Vivências, 18(36), 7–23. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.701

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica