FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EPT
O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS (2015 – 2020)
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.701Resumo
No contexto da formação de professores, considera-se que a formação continuada representa um momento relevante, não somente para aprimorar as práticas educativas, mas também para estimular uma reflexão crítica a respeito do quão importante é a atividade docente para o cumprimento da função social da escola. O estudo se propõe a discutir as características metodológicas utilizadas nas produções acadêmicas no âmbito da pós-graduação que investigaram a formação continuada de docentes para a educação profissional e tecnológica. Realizou-se a pesquisa de levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e localizamos 40 produções que tratavam a formação continuada docente no período entre 2015 e 2020. Na análise para este estudo, destacamos: a) quantitativo de estudos; b) a caracterização dos participantes; c) a forma de realização da formação continuada, e; d) os métodos de análise utilizados nos estudos. Concluiu-se que a formação continuada docente para a educação profissional e tecnológica ainda é pouco explorada nas pesquisas de pós-graduação stricto sensu, principalmente no âmbito de doutorado. Todavia, isto pode representar uma oportunidade para que novos estudos sejam realizados e possam contribuir para a consolidação da educação profissional e tecnológica (EPT).
Palavras-chave: Formação continuada. Educação profissional e tecnológica. Produções acadêmicas.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BEHAR, P.A. (Org.). Modelos Pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2014.
CHIZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2011.
CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de docentes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIMA, R.C. Impactos sociais pelo distanciamento e isolamento por Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.30, p. 1 – 10, 2020.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação
profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p.8-22, 2008.
MACHADO, L. R. S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica:
perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique. Produção
de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013, p. 347-362.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva: reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p. 117 – 128, 2006.
MOURA, D.H. A formação de docentes para educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v.1, n.1, p. 23 – 38, 2008.
MOURA, D. H. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, v.1, n.7, p. 1-19, 2012.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, v.18, n. 35, p. 11-22, 2012.
OLIVEIRA, A. S. A formação do professor para a educação profissional: mapeando a produção bibliográfica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2016.
RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. EPT em Revista, v.1. n. 1, p. 27-49, 2017.
ROSSI, F.; HUNGER, D. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, v.26, n.2, p. 323 – 338, 2012.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. p.353-379.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v.1, n.1, p. 131-152, 2003.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009.
SEVERINO, A. J. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa, v. 9, n. 1, p. 199-208, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
URBANETZ, S. T. Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional. Diálogo Educação, v.12, n.37, p. 863-883, 2012.
VIEIRA, J.A.; VIEIRA, M.M.M.; BELUCAR, M.C. Formação continuada de professores da educação profissional: particularidades e ações necessárias. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v .4, n.10, p.100 – 117, 2018.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.