UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA APOIO AO ENSINO EM CURSOS DE LOGÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.704Resumo
Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do jogo Desbravando o Céu Brasileiro, pensado para auxiliar o ensino logístico, concretizando a visualização das regiões no Brasil e as conectividades dessas regiões por meio do modal aéreo. O jogo está estruturado em um tabuleiro contendo as principais aerovias brasileiras, onde um grupo de até 4 participantes são desafiados a compor um itinerário entre duas localidades por meio da formação de rotas aéreas. O desenvolvimento do jogo teve como percurso metodológico: revisão da literatura, construção do jogo e avaliação por professores que atuam na área de logística. Esta avaliação, a fim de validar o potencial pedagógico do jogo, foi realizada por meio de um questionário semiestruturado com docentes do curso de Logística do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes e de outras instituições. Os resultados apontaram que o jogo foi bem recebido pelos avaliadores tendo total aplicabilidade em disciplinas afins em cursos de Logística.
Referências
ABT, C. C. Serious Games, The Viking Press, New York, NY, USA, 1970.
ARANHA, Gláucio. O processo de consolidação dos jogos eletrônicos como instrumento de comunicação e de construção de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 3, p. 21-62, 2004.
DECEA. Highways do céu: por dentro do fantástico mundo das Aerovias. Online. Disponível em: http://www.decea.gov.br/blog/?p=319. 2015.
DUARTE, Luiz Cláudio S.; FEDERAL, Senado. Jogos de tabuleiro no design de jogos digitais. SBC-Proceedings of SBGames 2012.
FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED-Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, 2006. Disponível em:http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em 20/04/2020.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971.
ILOS. Rodoviário perde participação, mas matriz de carga ainda é desequilibrada. Online. Disponível em: https://www.ilos.com.br/web/rodoviario-perde-participacao-mas-matriz-de-carga-ainda-e-desequilibrada/. 2019.
KEBRITCHIE, Mansureh et al. Examining the pedagogical foundations of modern educational computer games. Computers & Education, v. 51, n. 4, p. 1729-1743, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora, 2017.
MACHADO, Alander Ornellas; DE CAMPOS, Renato; DA SILVA, F. A. Uma comparação entre jogos de empresas aplicados à logística. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2005.
MACHADO, Liliane dos Santos et al. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev. bras. educ. méd, p. 254-262, 2011.
MINUZI, Nathalie Assunção et al. Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018.
MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino SOUZAaprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, p. 04, 2003.
OLIVEIRA, Jorgiano Souza; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; VAZ, Wesley Fernandes. Banco químico: um jogo de tabuleiro, cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções. 2015.
PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências, Florianópolis, v. 8, 2009.
PEREIRA, Julia Magalhães do Vale. Análise do Potencial de Utilização de Jogos de Empresa Como Ferramenta de Apoio à Área de Transportes. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.
RIBEIRO, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio et al. Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 2, 2019.
ROCHA, Rafaela Vilela da; BITTENCOURT, Ig Ibert; ISOTANI, Seiji. Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 692.
SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.