UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA APOIO AO ENSINO EM CURSOS DE LOGÍSTICA

Autores

  • Adriana da Costa Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo - campus Viana, Viana, ES, Brasil
  • Flávio Rabello de Souza Instituto Federal do Espírito Santo - campus Viana, Viana, ES,Brasil
  • Bianca Passos Arpini Instituto Federal do Espírito Santo - campus Viana, Viana, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.704

Resumo

Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do jogo Desbravando o Céu Brasileiro, pensado para auxiliar o ensino logístico, concretizando a visualização das regiões no Brasil e as conectividades dessas regiões por meio do modal aéreo. O jogo está estruturado em um tabuleiro contendo as principais aerovias brasileiras, onde um grupo de até 4 participantes são desafiados a compor um itinerário entre duas localidades por meio da formação de rotas aéreas. O desenvolvimento do jogo teve como percurso metodológico: revisão da literatura, construção do jogo e avaliação por professores que atuam na área de logística. Esta avaliação, a fim de validar o potencial pedagógico do jogo, foi realizada por meio de um questionário semiestruturado com docentes do curso de Logística do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes e de outras instituições. Os resultados apontaram que o jogo foi bem recebido pelos avaliadores tendo total aplicabilidade em disciplinas afins em cursos de Logística.

Biografia do Autor

Adriana da Costa Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo - campus Viana, Viana, ES, Brasil

Resumo da biografia: Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Ifes Campus Viana. Graduada em Ciência da Computação (FAESA, 2006), Matemática (UFES, 2010) e Pedagogia (UFES, 2018) , mestrado em Informática (UFES, 2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFES). Atuou como coordenadora do Curso Técnico em Logística do Ifes Campus Viana de 09/12/2016 até 19/12/2018. É Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Campus Viana. Participa dos grupos de Pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (UFES) e Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP). Tem interesse pelos seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Gestão Escola, Informática na Educação, Educação Matemática e Educação Profissional.

Flávio Rabello de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo - campus Viana, Viana, ES,Brasil

Resumo da biografia: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008 e 2013). Atualmente é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), tendo atuado principalmente nas seguintes áreas: redes de telecomunicações, infraestrutura de redes, datacenters, sistemas operacionais windows e Unix (linux, solaris, AIX, etc...), segurança da informação (políticas, normas e padrões), protocolos de comunicação (TCPIP, DNS, WWW, SMTP, SSH, etc..), redes ópticas, carrier ethernet e oam, dentre outras. Na ANATEL, atua a quase 15 anos nas áreas de outorga e licenciamento e na condução de processos administrativos diversos bem como na fiscalização de contratos administrativos de produtos/serviços.

Bianca Passos Arpini , Instituto Federal do Espírito Santo - campus Viana, Viana, ES, Brasil

Resumo da biografia: Mestre em Engenharia Civil (Área de concentração: Transportes/ Logística) na Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduada em Engenharia de Suprimentos pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP/UFES).Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Pesquisadora de modelos matemáticos aplicados à área de roteirização de veículos. Foi professora substituta no Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Cariacica). Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Avançado de Viana). Recebeu 01 prêmio de Produção Cientifica da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes - ANPET (2014).

Referências

ABT, C. C. Serious Games, The Viking Press, New York, NY, USA, 1970.

ARANHA, Gláucio. O processo de consolidação dos jogos eletrônicos como instrumento de comunicação e de construção de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 3, p. 21-62, 2004.

DECEA. Highways do céu: por dentro do fantástico mundo das Aerovias. Online. Disponível em: http://www.decea.gov.br/blog/?p=319. 2015.

DUARTE, Luiz Cláudio S.; FEDERAL, Senado. Jogos de tabuleiro no design de jogos digitais. SBC-Proceedings of SBGames 2012.

FALKEMBACH, Gilse A. Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED-Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, 2006. Disponível em:http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em 20/04/2020.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971.

ILOS. Rodoviário perde participação, mas matriz de carga ainda é desequilibrada. Online. Disponível em: https://www.ilos.com.br/web/rodoviario-perde-participacao-mas-matriz-de-carga-ainda-e-desequilibrada/. 2019.

KEBRITCHIE, Mansureh et al. Examining the pedagogical foundations of modern educational computer games. Computers & Education, v. 51, n. 4, p. 1729-1743, 2008.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora, 2017.

MACHADO, Alander Ornellas; DE CAMPOS, Renato; DA SILVA, F. A. Uma comparação entre jogos de empresas aplicados à logística. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2005.

MACHADO, Liliane dos Santos et al. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev. bras. educ. méd, p. 254-262, 2011.

MINUZI, Nathalie Assunção et al. Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018.

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino SOUZAaprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, p. 04, 2003.

OLIVEIRA, Jorgiano Souza; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa; VAZ, Wesley Fernandes. Banco químico: um jogo de tabuleiro, cartas, dados, compras e vendas para o ensino do conceito de soluções. 2015.

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSINATO, Polônia Altoé; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Encontro Nacional de pesquisa em educação em Ciências, Florianópolis, v. 8, 2009.

PEREIRA, Julia Magalhães do Vale. Análise do Potencial de Utilização de Jogos de Empresa Como Ferramenta de Apoio à Área de Transportes. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.

RIBEIRO, Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio et al. Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 2, 2019.

ROCHA, Rafaela Vilela da; BITTENCOURT, Ig Ibert; ISOTANI, Seiji. Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 692.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, 2008.

Publicado

2022-04-21

Como Citar

da Costa Barbosa, A., Rabello de Souza, F., & Passos Arpini , B. (2022). UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA APOIO AO ENSINO EM CURSOS DE LOGÍSTICA . Vivências, 18(36), 261–277. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.704

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica