TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM OS REFERENCIAIS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.712Resumo
O ensino superior tecnológico teve significativa expansão nas últimas décadas, coincidindo com diversas transformações no mundo do trabalho e com a disputa em torno de um projeto para a formação de trabalhadores. Nesse cenário, esse artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de tecnologia e educação tecnológica presentes em práticas pedagógicas de docentes de um curso superior de tecnologia em Gestão Pública, público e presencial, da região Sul, e suas relações com aquelas presentes nas diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia então vigentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Em 2018, foram aplicados questionários aos docentes que atuaram durante pelo menos três anos no curso selecionado, criado em 2010. As respostas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo, e interpretadas com base nos referenciais teóricos e curriculares sobre tecnologia e educação tecnológica. Os resultados indicaram tendências de adoção de práticas pedagógicas fundamentadas na concepção relacional de tecnologia, que articulam fundamentos científicos e humanísticos na formação do tecnólogo em Gestão Pública. Essas experiências se aproximavam das diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia que estavam vigentes, vinculavam-se às vivências dos docentes e à expectativa de continuidade por meio da extensão, da pesquisa e da prática profissional dos futuros tecnólogos.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Editora Persona, 1977.
BASTOS, J. A. S. L. A. O entorno da modernidade. In: BASTOS, J. A. S. L. A.; QUELUZ, M. L. P.; QUELUZ, G. L. Memória & modernidade: contribuições histórico-filosóficas à educação tecnológica. Curitiba: CEFET-PR, 2000, p. 21-44.
BAZZO, W. A.. A pertinência de abordagens CTS na Educação Tecnológica. Revista Iberoamericana de Educación, v. 1, n.28. Madrid, p. 83-100, 2002.
BRASIL. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 29/2002, de 03 de dezembro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 241, 13 dez. 2002a. Seção 1, p. 162.
______. Conselho Pleno. Resolução CNE /CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 247, 23 dez. 2002b. Seção 1, p. 162.
______. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008.
Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm>. Acesso em: 31 jul. 2018.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 31 out. 2021.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 243, 19 dez. 2018. Seção 1, p. 49.
CARMO, V. O uso de questionários em trabalhos científicos. Departamento de Informática e Estatística (INE). UFSC, 2012 (aula). Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/> Acesso em 15 de março de 2018.
CIAVATTA, M.. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 911-934, 2006.
______. A produção do conhecimento sobre a configuração do campo da educação profissional e tecnológica. Holos, Universidade Federal Fluminense, v. 6, n. 32, p. 33-49, ago./2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5013>. Acesso em: 30 mar. 2021.
FAVRETTO, J.; MORETTO, C. F..Os cursos superiores de tecnologia no contexto de expansão da educação superior no Brasil: a retomada da ênfase na educação profissional. Educ. Soc.,Campinas, v. 34, n.123, p.407-424, 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
HABERMAS, J. Técnica e ciência enquanto ideologia. In: ______. Os pensadores. Abril Cultural, 1975.
HSIEH, H.; SHANNON, S. E. Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, v. 15, n. 9, p. 1277-1288, nov. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1049732305276687>. Acesso em: 28 out. 2021.
KUENZER, A. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, maio/ago. 2002.
______. As relações entre conhecimento tácito e conhecimento científico a partir da base microeletrônica: primeiras aproximações. Educar, Curitiba, Editora UFPR, Especial, p. 43-69, 2003.
LIMA FILHO, D. L.; QUELUZ, G. L.. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 19-28, jan./jun. 2005.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. Enferm., Rio de Janeiro, UERJ, v. 16, n. 4, out./dez. 2008, p. 569-76. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0104-3552/2008/v16n4/a569-576.pdf>. Acesso em: 28 out. 2021.
ORTEGA Y GASSET, J.. Meditação da Técnica. In.: ORTEGA Y GASSET, J.; SANCHEZ, J. E.. A Missão da Universidade. Tradução de: PERISSÉ, J. G.. Madureira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010,p. 138-144. (Coleção Educadores).
PINCH T.; BIJKER, W. .The Social Construction of Facts and Artefacts: Or How the Sociology of Science and the Sociology of Technology Might Benefit Each Other. Social Studies of Science,v. 14, n. 3,1984. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/030631284014003004>. Acesso em: 13 dez. 2017.
SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciênc. educ., Bauru, v.15, n.3, p. 681-694, 2009.
TAKAHASHI, A. R. W.. Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 44 ,n. 2, p. 385-414, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.