TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM OS REFERENCIAIS CURRICULARES

Autores

  • Eduardo Emilio Ricieri Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6703-879X
  • Clecí Körbes Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.712

Resumo

O ensino superior tecnológico teve significativa expansão nas últimas décadas, coincidindo com diversas transformações no mundo do trabalho e com a disputa em torno de um projeto para a formação de trabalhadores. Nesse cenário, esse artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de tecnologia e educação tecnológica presentes em práticas pedagógicas de docentes de um curso superior de tecnologia em Gestão Pública, público e presencial, da região Sul, e suas relações com aquelas presentes nas diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia então vigentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Em 2018, foram aplicados questionários aos docentes que atuaram durante pelo menos três anos no curso selecionado, criado em 2010. As respostas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo, e interpretadas com base nos referenciais teóricos e curriculares sobre tecnologia e educação tecnológica. Os resultados indicaram tendências de adoção de práticas pedagógicas fundamentadas na concepção relacional de tecnologia, que articulam fundamentos científicos e humanísticos na formação do tecnólogo em Gestão Pública. Essas experiências se aproximavam das diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia que estavam vigentes, vinculavam-se às vivências dos docentes e à expectativa de continuidade por meio da extensão, da pesquisa e da prática profissional dos futuros tecnólogos.

Biografia do Autor

Eduardo Emilio Ricieri, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil

Formado em Licenciatura em Geografia pela UFPR em 2015 e Tecnologia em Gestão Pública também pela UFPR em 2019. Tem seus interesses nas práticas didáticas em tecnologia, tanto na Geografia e Geografia Cultural, quanto no pensamento tecnológico em si.

Clecí Körbes, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Tecnologia. Professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica. 

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Ricieri, E. E., & Körbes, C. (2022). TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM OS REFERENCIAIS CURRICULARES. Vivências, 18(36), 323–340. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.712

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica