TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM OS REFERENCIAIS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.712Abstract
O ensino superior tecnológico teve significativa expansão nas últimas décadas, coincidindo com diversas transformações no mundo do trabalho e com a disputa em torno de um projeto para a formação de trabalhadores. Nesse cenário, esse artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de tecnologia e educação tecnológica presentes em práticas pedagógicas de docentes de um curso superior de tecnologia em Gestão Pública, público e presencial, da região Sul, e suas relações com aquelas presentes nas diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia então vigentes. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Em 2018, foram aplicados questionários aos docentes que atuaram durante pelo menos três anos no curso selecionado, criado em 2010. As respostas foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo, e interpretadas com base nos referenciais teóricos e curriculares sobre tecnologia e educação tecnológica. Os resultados indicaram tendências de adoção de práticas pedagógicas fundamentadas na concepção relacional de tecnologia, que articulam fundamentos científicos e humanísticos na formação do tecnólogo em Gestão Pública. Essas experiências se aproximavam das diretrizes curriculares dos cursos superiores de tecnologia que estavam vigentes, vinculavam-se às vivências dos docentes e à expectativa de continuidade por meio da extensão, da pesquisa e da prática profissional dos futuros tecnólogos.
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