ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS DE GEOMETRIA PUBLICADOS NO BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO 2008 A 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.75

Resumo

Apresenta-se neste trabalho, uma análise sistemática dos artigos sobre Geometria que foram publicados no periódico, Boletim de Educação Matemática- BOLEMA, o qual possui avaliação Qualis A1, na área de Ensino de Matemática. O objetivo principal desta investigação foi conhecer todas as pesquisas relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Geometria desenvolvida na Educação Básica e no Ensino Superior. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa qualitativa, sendo que, os dados empíricos são provenientes do site do periódico BOLEMA. O processo de análise teve inicio com o levantamento de todos os trabalhos que abordavam algum assunto relacionado à Geometria, sendo que, foram encontrados 64 trabalhos (artigos, resenhas, resumos teses e dissertações). Posteriormente, foi realizada a leitura sistemática de todos os trabalhos e optou-se por selecionar apenas os artigos para serem analisados, visto que, apresentam-se de forma mais completa e consistente os resultados das suas pesquisas. Os resultados demostram uma natureza diversificada de pesquisas sobre Geometria, ao mesmo tempo em que, ampliam as possibilidades de investigações neste âmbito, com a inserção de softwares educativos, ferramentas pedagógicas auxiliares, assim como, possibilidades diversificadas de metodologias para o ensino e aprendizagem de Geometria.

Biografia do Autor

Miriam Ferrazza Heck, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Canoas, RS, Brasil.

Graduada em Licenciatura Matemática (URI), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática (UNIASSELVI), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UNIFRA) e doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA).

Carmen Teresa Kaiber, ULBRA

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca-Espanha (UPSA). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sendo coordenadora de área do PIBID/Matemática da ULBRA. 

Referências

AMADO, N.; SANCHEZ, J.; PINTO, J. A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 52, p. 637- 657, 2015.

ARAÚJO, A. A. Análisis a una Figura Tradicional de las Mochilas Arhuacas. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 21, n. 30, p. 163- 180, 2008.

ARAÚJO, A. J.; SANTOS, M. C. Avaliação Externa do Projovem: o caso de áreas e volumes. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 33, p. 23-50, 2009.

AROCA, A. Diseños Prehispánicos, Movimientos y Transformaciones en el Círculo y Formación Inicial de Profesores. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 52, p. 528-548, 2015.

BLANCO, T. F.; GODINO, J. D.; PEGITO, J. A. C. Razonamiento Geométrico y Visualización Espacial desde el Punto de Vista Ontosemiótico. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 26, n. 42A, p. 39-63, 2012.

BORTOLOTI, R. D. M.; BARBOSA, J. C. A Construção de uma Matemática para o Ensino do Conceito de Proporcionalidade Direta a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 59, p. 947-967, 2017.

BRUM, W. P.; SCHUHMACHER, E.; SILVA, S. C. R. As Geometrias Esférica e Hiperbólica em Foco: sobre a Apresentação de alguns de seus Conceitos Elementares a Estudantes do Ensino Médio. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 419-427, 2015. BOLEMA- Boletim de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/archive?issuesPage=2#issues>. Acesso em: 18 ag. 2018.

BUFORN, Á.; FERNÁNDEZ, C. Conocimiento de Matemáticas Especializado de los Estudiantes para Maestro de Primaria em Relación al Razonamiento Proporcional. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 21-41, 2014.

CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. O Processo de Inserção das Geometrias Não Euclidianas no Currículo da Escola Paranaense: a visão dos professores participantes. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 42-63, 2014.

CARVALHO, D. G.; BELLEMAIN, P. M. B. Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 123- 142, 2015.

CHACÓN, I. M. G.; et al. Concepto de Lugar Geométrico. Génesis de Utilización Personal y Profesional con Distintas Herramientas. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 54, p. 67- 94, 2016.

CHAIM, D. B.; ILANY, B.; KERET, Y. “Atividades Investigativas Autênticas” para o Ensino de Razão e Proporção na Formação de Professores de Matemática para os Níveis Elementar e Médio. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 21, n. 31, p. 125-159, 2008.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

FERNANDES, S. H. A.; HEALY, L. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: explorando Área, Perímetro e Volume através do Tato. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 23, n. 37, p. 1111-1135, 2010.

FERREIRA, E. B.; SOARES, A.B.; LIMA, J. C. As Demonstrações no Ensino da Geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p. 185-208, 2009.

FIGUEIREDO, A. P. N. B.; BELLEMAIN, P. M. B.; TELES, R. A. M. Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 50, p. 1172-1192, 2014.

GARNICA, A. V. M. A geometria nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 403-414, 2015.

HALAT, E.; DAGLI, U.Y. Preschool Students' Understanding of a Geometric Shape, the Square. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 55, p. 830-848, 2016.

HENRIQUES, M. D. A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas Geométricas. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p. 433-450, 2013.

ISOTANI, S.; BRANDÃO, L. de O. O Papel do Professor e do Aluno Frente ao Uso de

um Software de Geometria Interativa: iGeom. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 45, p. 165-192, 2013.

KARAKUS, F. A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Fractals. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 47, p. 829-846, 2013.

LIMA, M. J.; MONTEIRO, A. Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 32, p. 1-28, 2009.

LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. As concepções de Geometria não Euclidianas de um grupo de professores de Matemática de Educação Básica. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 369-388, 2015.

MACIEL, A. M.; RÊGO, R. G.; CARLOS, E. J. Possibilidades Pedagógicas do Uso da Imagem Fotográfica no Livro Didático de Matemática. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 57, p. 344-364, 2017.

MANECHINE, S. R.S.; CALDEIRA, A. M. A. Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 23, n. 37, p. 887-904, 2010.

MATOS, J. M.; SILVA, M. C. L. O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 24, n. 38, p. 171-196, 2011.

MINAYO, C.S. Pesquisa Social Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 1994.

MONTOITO, R.; GARNICA, A. V. M. O Euclides e Seus Rivais Modernos, de Lewis Carroll (1879): uma apresentação. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 50, p. 1386-1414, 2014.

MOTA, J. F.; LAUDARES, J. B. Um Estudo de Planos, Cilindros e Quádricas, na Perspectiva da Habilidade de Visualização, com o Software Winplot. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p. 497-512, 2013.

MURARI, C. Experienciando Materiais Manipulativos para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 25, n. 41, p. 187-211, 2011.

OLFOS, R.; GUZMÁN, I.; ESTRELLA, S. Gestión Didáctica en Clases y su Relación con las Decisiones del Profesor: el caso de Teorema de Pitágoras em séptimo grado. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 341-359, 2014.

OLIVEIRA, I. Proporcionalidade: estratégias utilizadas na Resolução de Problemas por alunos do Ensino Fundamental no Quebec. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p. 57-80, 2009.

WAHAB, R. A. et al. Evaluation by Experts and Designated Users on the Learning Strategy using SketchUp Make for Elevating Visual Spatial Skills and Geometry Thinking. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 58, p. 819-840, 2017.

RIVAS, C. H.; DELGADILLO, E. M. El Trabajo Matemático de Profesores en el Tránsito de la Geometría Sintética a la Analítica en el Liceo. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 54, p. 45-66, 2016.

RIVAS, M. A.; GODINO, J. D.; CASTRO, W. F. Desarrollo del Conocimiento para la Enseñanza de la Proporcionalidad en Futuros Profesores de Primaria. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 26, n. 42B, p. 559-588, 2012.

RODRIGUÉZ, A. V. R. et al. Reduccionismo Didáctico y Creencias de Profesores acerca del Teorema de Pitágoras. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 59, p. 968-983, 2017.

ROOD, M. Transitioning from “It Looks Like” to “It Has To Be” in Geometrical Workspaces: affect and near-to-me attention. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 54, p. 142-164, 2016.

SALES, E. R.; PENTEADO, M, G.; MOURA, A. Q. A Negociação de Sinais em Libras como Possibilidade de Ensino e de Aprendizagem de Geometria. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 53, p. 1268-1286, 2015.

SANTOS, L. F. dos.; TELES, R. A. de M. Pintar, Dobrar, Recortar e Desenhar: o ensino da Simetria e Artes Visuais em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 26, n. 42A, p. 291-310, 2012.

SANTOS, M. R.; BICUDO, M. A. V. Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 53, p. 1329-1347, 2015.

SILVA, J. A da. As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p. 81-104, 2009.

SOUZA, M. do C. Quando Professores que Ensinam Matemática Elaboram Produtos Educacionais Coletivamente, no Âmbito do Mestrado Profissional. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 47, p. 875-899, 2013.

TURGUT, M.; YENILMEZ, K.; ANAPA, P. Habilidades de Simetría y Rotación de los Futuros Profesores de Matemáticas Elementales. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 383-402, 2014.

ULIANA, M. R. Inclusão de Estudantes Cegos nas Aulas de Matemática: a construção de um kit pedagógico. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p. 597-612, 2013.

VAZ, D. A. F.; PEREIRA, N. C. S. Formação do Conceito de Volume nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 58, p. 799-818, 2017.

VIANA, O. A. Conceitos e Habilidades Espaciais Requeridos pelas Questões de Geometria do ENC/ENADE para a Licenciatura em Matemática. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p.153-184, 2009.

VIEIRA, G.; PAULO, R. M.; ALEVATTO, N. S. G. Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p.613-630, 2013.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Como Citar

Heck, M. F., & Kaiber, C. T. (2019). ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS DE GEOMETRIA PUBLICADOS NO BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO 2008 A 2017. Vivências, 15(29), 143–160. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.75

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO