ANÁLISE SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS DE GEOMETRIA PUBLICADOS NO BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO 2008 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.75Abstract
Apresenta-se neste trabalho, uma análise sistemática dos artigos sobre Geometria que foram publicados no periódico, Boletim de Educação Matemática- BOLEMA, o qual possui avaliação Qualis A1, na área de Ensino de Matemática. O objetivo principal desta investigação foi conhecer todas as pesquisas relacionadas com o ensino e a aprendizagem de Geometria desenvolvida na Educação Básica e no Ensino Superior. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa qualitativa, sendo que, os dados empíricos são provenientes do site do periódico BOLEMA. O processo de análise teve inicio com o levantamento de todos os trabalhos que abordavam algum assunto relacionado à Geometria, sendo que, foram encontrados 64 trabalhos (artigos, resenhas, resumos teses e dissertações). Posteriormente, foi realizada a leitura sistemática de todos os trabalhos e optou-se por selecionar apenas os artigos para serem analisados, visto que, apresentam-se de forma mais completa e consistente os resultados das suas pesquisas. Os resultados demostram uma natureza diversificada de pesquisas sobre Geometria, ao mesmo tempo em que, ampliam as possibilidades de investigações neste âmbito, com a inserção de softwares educativos, ferramentas pedagógicas auxiliares, assim como, possibilidades diversificadas de metodologias para o ensino e aprendizagem de Geometria.
Riferimenti bibliografici
AMADO, N.; SANCHEZ, J.; PINTO, J. A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 52, p. 637- 657, 2015.
ARAÚJO, A. A. Análisis a una Figura Tradicional de las Mochilas Arhuacas. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 21, n. 30, p. 163- 180, 2008.
ARAÚJO, A. J.; SANTOS, M. C. Avaliação Externa do Projovem: o caso de áreas e volumes. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 33, p. 23-50, 2009.
AROCA, A. Diseños Prehispánicos, Movimientos y Transformaciones en el Círculo y Formación Inicial de Profesores. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 52, p. 528-548, 2015.
BLANCO, T. F.; GODINO, J. D.; PEGITO, J. A. C. Razonamiento Geométrico y Visualización Espacial desde el Punto de Vista Ontosemiótico. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 26, n. 42A, p. 39-63, 2012.
BORTOLOTI, R. D. M.; BARBOSA, J. C. A Construção de uma Matemática para o Ensino do Conceito de Proporcionalidade Direta a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 59, p. 947-967, 2017.
BRUM, W. P.; SCHUHMACHER, E.; SILVA, S. C. R. As Geometrias Esférica e Hiperbólica em Foco: sobre a Apresentação de alguns de seus Conceitos Elementares a Estudantes do Ensino Médio. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 419-427, 2015. BOLEMA- Boletim de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/archive?issuesPage=2#issues>. Acesso em: 18 ag. 2018.
BUFORN, Á.; FERNÁNDEZ, C. Conocimiento de Matemáticas Especializado de los Estudiantes para Maestro de Primaria em Relación al Razonamiento Proporcional. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 21-41, 2014.
CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. O Processo de Inserção das Geometrias Não Euclidianas no Currículo da Escola Paranaense: a visão dos professores participantes. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 42-63, 2014.
CARVALHO, D. G.; BELLEMAIN, P. M. B. Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 123- 142, 2015.
CHACÓN, I. M. G.; et al. Concepto de Lugar Geométrico. Génesis de Utilización Personal y Profesional con Distintas Herramientas. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 54, p. 67- 94, 2016.
CHAIM, D. B.; ILANY, B.; KERET, Y. “Atividades Investigativas Autênticas” para o Ensino de Razão e Proporção na Formação de Professores de Matemática para os Níveis Elementar e Médio. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 21, n. 31, p. 125-159, 2008.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FERNANDES, S. H. A.; HEALY, L. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: explorando Área, Perímetro e Volume através do Tato. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 23, n. 37, p. 1111-1135, 2010.
FERREIRA, E. B.; SOARES, A.B.; LIMA, J. C. As Demonstrações no Ensino da Geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p. 185-208, 2009.
FIGUEIREDO, A. P. N. B.; BELLEMAIN, P. M. B.; TELES, R. A. M. Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 50, p. 1172-1192, 2014.
GARNICA, A. V. M. A geometria nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 403-414, 2015.
HALAT, E.; DAGLI, U.Y. Preschool Students' Understanding of a Geometric Shape, the Square. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 55, p. 830-848, 2016.
HENRIQUES, M. D. A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas Geométricas. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p. 433-450, 2013.
ISOTANI, S.; BRANDÃO, L. de O. O Papel do Professor e do Aluno Frente ao Uso de
um Software de Geometria Interativa: iGeom. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 45, p. 165-192, 2013.
KARAKUS, F. A Cross-Age Study of Students’ Understanding of Fractals. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 47, p. 829-846, 2013.
LIMA, M. J.; MONTEIRO, A. Práticas Sociais de Localização e Mapeamento: uma discussão curricular sobre o conceito de escala. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 32, p. 1-28, 2009.
LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. As concepções de Geometria não Euclidianas de um grupo de professores de Matemática de Educação Básica. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 51, p. 369-388, 2015.
MACIEL, A. M.; RÊGO, R. G.; CARLOS, E. J. Possibilidades Pedagógicas do Uso da Imagem Fotográfica no Livro Didático de Matemática. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 57, p. 344-364, 2017.
MANECHINE, S. R.S.; CALDEIRA, A. M. A. Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 23, n. 37, p. 887-904, 2010.
MATOS, J. M.; SILVA, M. C. L. O Movimento da Matemática Moderna e Diferentes Propostas Curriculares para o Ensino de Geometria no Brasil e em Portugal. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 24, n. 38, p. 171-196, 2011.
MINAYO, C.S. Pesquisa Social Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 1994.
MONTOITO, R.; GARNICA, A. V. M. O Euclides e Seus Rivais Modernos, de Lewis Carroll (1879): uma apresentação. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 50, p. 1386-1414, 2014.
MOTA, J. F.; LAUDARES, J. B. Um Estudo de Planos, Cilindros e Quádricas, na Perspectiva da Habilidade de Visualização, com o Software Winplot. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p. 497-512, 2013.
MURARI, C. Experienciando Materiais Manipulativos para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 25, n. 41, p. 187-211, 2011.
OLFOS, R.; GUZMÁN, I.; ESTRELLA, S. Gestión Didáctica en Clases y su Relación con las Decisiones del Profesor: el caso de Teorema de Pitágoras em séptimo grado. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 341-359, 2014.
OLIVEIRA, I. Proporcionalidade: estratégias utilizadas na Resolução de Problemas por alunos do Ensino Fundamental no Quebec. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p. 57-80, 2009.
WAHAB, R. A. et al. Evaluation by Experts and Designated Users on the Learning Strategy using SketchUp Make for Elevating Visual Spatial Skills and Geometry Thinking. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 58, p. 819-840, 2017.
RIVAS, C. H.; DELGADILLO, E. M. El Trabajo Matemático de Profesores en el Tránsito de la Geometría Sintética a la Analítica en el Liceo. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 54, p. 45-66, 2016.
RIVAS, M. A.; GODINO, J. D.; CASTRO, W. F. Desarrollo del Conocimiento para la Enseñanza de la Proporcionalidad en Futuros Profesores de Primaria. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 26, n. 42B, p. 559-588, 2012.
RODRIGUÉZ, A. V. R. et al. Reduccionismo Didáctico y Creencias de Profesores acerca del Teorema de Pitágoras. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 59, p. 968-983, 2017.
ROOD, M. Transitioning from “It Looks Like” to “It Has To Be” in Geometrical Workspaces: affect and near-to-me attention. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 30, n. 54, p. 142-164, 2016.
SALES, E. R.; PENTEADO, M, G.; MOURA, A. Q. A Negociação de Sinais em Libras como Possibilidade de Ensino e de Aprendizagem de Geometria. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 53, p. 1268-1286, 2015.
SANTOS, L. F. dos.; TELES, R. A. de M. Pintar, Dobrar, Recortar e Desenhar: o ensino da Simetria e Artes Visuais em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 26, n. 42A, p. 291-310, 2012.
SANTOS, M. R.; BICUDO, M. A. V. Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 29, n. 53, p. 1329-1347, 2015.
SILVA, J. A da. As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p. 81-104, 2009.
SOUZA, M. do C. Quando Professores que Ensinam Matemática Elaboram Produtos Educacionais Coletivamente, no Âmbito do Mestrado Profissional. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 47, p. 875-899, 2013.
TURGUT, M.; YENILMEZ, K.; ANAPA, P. Habilidades de Simetría y Rotación de los Futuros Profesores de Matemáticas Elementales. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 28, n. 48, p. 383-402, 2014.
ULIANA, M. R. Inclusão de Estudantes Cegos nas Aulas de Matemática: a construção de um kit pedagógico. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p. 597-612, 2013.
VAZ, D. A. F.; PEREIRA, N. C. S. Formação do Conceito de Volume nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 31, n. 58, p. 799-818, 2017.
VIANA, O. A. Conceitos e Habilidades Espaciais Requeridos pelas Questões de Geometria do ENC/ENADE para a Licenciatura em Matemática. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 22, n. 34, p.153-184, 2009.
VIEIRA, G.; PAULO, R. M.; ALEVATTO, N. S. G. Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. BOLEMA, Rio Claro: SP, v. 27, n. 46, p.613-630, 2013.