INOVAÇÃO E GAMIFICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de explorar como a gamificação pode ser um elemento motivador das práticas de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Busca-se também desmitificar o conceito de inovação relacionada à prática gamificada que, na maioria das vezes, está associado ao uso obrigatório de tecnologias digitais. Para essa finalidade, foi elaborado um jogo artesanal, com utilização de materiais de fácil acesso, denominado Trilha das Emoções. O jogo envolve os sentimentos de alegria, tristeza e medo e foi testado em uma turma de alunos, Nível A, da Educação Infantil, em uma escola da rede pública de ensino do município de Alegrete, RS.  Constatou-se que a gamificação pode ser um artefato útil para o ensino, pois poderá ajudar a motivar e a engajar os alunos, de maneira criativa e dinâmica. Portanto, defende-se que a gamificação é uma forma lúdica de aprender, possibilitando a reflexão, interação e superação de desafios entre alunos de qualquer faixa etária, desde que pensada para cada realidade.

Biografia do Autor

Eliza Araujo Machado, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Pedagoga, Especialista em Educação pela Universidade da Região da Campanha- URCAMP, campus Alegrete, mestranda no curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens- MEHL, pela Universidade Franciscana, Santa Maria. Professora da rede pública municipal no município de Alegrete, RS desde o ano de 2007. Tem mais de 12 anos de experiência como gestora escolar em Escola Municipal de Educação Infantil no município de Alegrete/ RS.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Comunicação. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Franciscana.

Noemi Boer, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Possui doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007).  É professora adjunta II da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS, exercendo atividades de ensino e pesquisa junto ao Mestrado de Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFN). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo. 

Referências

ALMEIDA, A. Emoção na sala de aula. 6.ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.

ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. 2. ed. São Paulo: DVS editora, 2015.

ANGELONI, M. T. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2010.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

AUTORA; RODRIGUES, L. F. O. Jogos pedagógicos da revista Ciência Hoje das Crianças: contribuições para o ensino de Ciências. Revista da SBenBIO, n.7, p. 6018 – 6029, out. 2014.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

DICKMANN, I. Gamificação e jogo educativo. Chapecó, SC: Livrologia, 2021.

GABRIEL, M. Você, eu e os robôs: como se transformar no profissional digital do futuro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

KISHIMOTO, M. T. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

LOPES, Marina. Até onde vai o impacto da inovação. 2019. Disponível em https://porvir.org/ate-onde-vai-o-impacto-da-inovacao-na-educacao/#:~:text=O%20documento%20aponta%20que%20a,satisfa%C3%A7%C3%A3o%20e%20divers%C3%A3o%20na%20escola.

MAYER, J.; SALOVEY, P. Manual da inteligência emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAES, V. Professora de educação infantil recorre a “emocionômetro” para tratar de sentimentos com as crianças. 2022. Disponível em https://porvir.org/professora-de-educacao-infantil-recorre-a-emocionometro-para-tratar-de-sentimentos-com-as-criancas/

MORENO, M. J. A. (org.). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NOGARO, A.; ANESE, R.A.; FERRARI, R.F. A atualidade do método montessoriano: evidências a partir da investigação de práticas pedagógicas na educação infantil. Revista Vivências, v17, n.32, p. 113-128, jan./ jun.2021.

OLIVEIRA, Z. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6674-o-curriculonaeducacaoinfantil&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 25 maio 2022.

THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes,1998.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Machado, E. A. ., Ghisleni, T. S. ., & Boer, N. (2024). INOVAÇÃO E GAMIFICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Vivências, 20(40), 337–351. Recuperado de http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/989

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO