INOVAÇÃO E GAMIFICAÇÃO: RELATO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de explorar como a gamificação pode ser um elemento motivador das práticas de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Busca-se também desmitificar o conceito de inovação relacionada à prática gamificada que, na maioria das vezes, está associado ao uso obrigatório de tecnologias digitais. Para essa finalidade, foi elaborado um jogo artesanal, com utilização de materiais de fácil acesso, denominado Trilha das Emoções. O jogo envolve os sentimentos de alegria, tristeza e medo e foi testado em uma turma de alunos, Nível A, da Educação Infantil, em uma escola da rede pública de ensino do município de Alegrete, RS. Constatou-se que a gamificação pode ser um artefato útil para o ensino, pois poderá ajudar a motivar e a engajar os alunos, de maneira criativa e dinâmica. Portanto, defende-se que a gamificação é uma forma lúdica de aprender, possibilitando a reflexão, interação e superação de desafios entre alunos de qualquer faixa etária, desde que pensada para cada realidade.
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