EDUCAÇÃO 4.0: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1096Abstract
A sociedade caminha para um novo paradigma social, no qual interagimos de novas maneiras, nos comunicamos de forma instantânea e aprendemos continuamente. Com a apropriação de diferentes tecnologias, frutos da Indústria 4.0, a educação também assume um caráter inovador frente ao modelo tradicional até então predominante. Ela envolve diferentes dimensões e sujeitos, e reflete, continuamente, as mudanças sociais, culturais e tecnológicas pelas quais passa a sociedade. Nessa perspectiva, surge a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que visem potencializar os processos educacionais, alinhados às mudanças dos outros setores da sociedade contemporânea. A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o contexto da Educação 4.0, estabelecendo uma relação dialógica com o fenômeno da Indústria 4.0 a partir da identificação da apropriação de alguns de seus elementos. O estudo adota uma metodologia de caráter qualitativo, buscando seus dados em diferentes bases de periódicos científicos. Os resultados apontam que: produtos relacionados à robótica, computação em nuvem, pensamento computacional, entre outros, que surgem no contexto da Indústria 4.0 são incorporados ao ambiente educacional como forma de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a inovação no contexto da Educação 4.0 se dá não mais pela presença de tecnologias em sala de aula, mas sim pela forma como é empregada e pela capacidade de ressignificar o processo de aprendizagem ao permitir que se contextualize nos movimentos sociais contemporâneos. Percebe-se a necessidade do constante alinhamento entre educação e sociedade, permitindo a apropriação de tecnologias, culturas e diferentes contextos no ambiente educacional contemporâneo.
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