EDUCAÇÃO 4.0: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1096

Resumo

A sociedade caminha para um novo paradigma social, no qual interagimos de novas maneiras, nos comunicamos de forma instantânea e aprendemos continuamente. Com a apropriação de diferentes tecnologias, frutos da Indústria 4.0, a educação também assume um caráter inovador frente ao modelo tradicional até então predominante. Ela envolve diferentes dimensões e sujeitos, e reflete, continuamente, as mudanças sociais, culturais e tecnológicas pelas quais passa a sociedade. Nessa perspectiva, surge a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que visem potencializar os processos educacionais, alinhados às mudanças dos outros setores da sociedade contemporânea. A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o contexto da Educação 4.0, estabelecendo uma relação dialógica com o fenômeno da Indústria 4.0 a partir da identificação da apropriação de alguns de seus elementos. O estudo adota uma metodologia de caráter qualitativo, buscando seus dados em diferentes bases de periódicos científicos. Os resultados apontam que: produtos relacionados à robótica, computação em nuvem, pensamento computacional, entre outros, que surgem no contexto da Indústria 4.0 são incorporados ao ambiente educacional como forma de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a inovação no contexto da Educação 4.0 se dá não mais pela presença de tecnologias em sala de aula, mas sim pela forma como é empregada e pela capacidade de ressignificar o processo de aprendizagem ao permitir que se contextualize nos movimentos sociais contemporâneos. Percebe-se a necessidade do constante alinhamento entre educação e sociedade, permitindo a apropriação de tecnologias, culturas e diferentes contextos no ambiente educacional contemporâneo.

Biografias Autor

Douglas Vaz, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Professor do Curso de Pedagogia. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: douglas.vaz@unilasalle.edu.br

Sandra Coimbra Rodrigues, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Docente da rede pública de educação básica do município de Alvorada, RS, Brasil. E-mail: sandrinha.netrs@gmail.com

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutor em Educação. Docente do PPG em Educação da Universidade La Salle, Canoas/RS . Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. Membro do Conselho Nacional de Educação. E-mail: paulo.fossatti@unilasalle.edu.br

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Publicado

2025-01-01

Como Citar

Vaz, D., Rodrigues, S. C. ., Fossatti, P. ., & Jung, H. S. (2025). EDUCAÇÃO 4.0: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM . Vivências, 21(42), 7–23. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1096

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO