O NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
ENTRE A POLÍTICA PÚBLICA E A EFETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1266Abstract
O presente artigo visa trazer reflexões acerca dos percursos mais recentes do denominado Ensino Médio até a chegada da proposta que reestrutura a organização dessa etapa de ensino. São apresentados conceitos e reflexões de autores reconhecidos, bem como o arcabouço legal que respalda os movimentos analisados. São abordadas visões acerca do papel da escola, no que se refere aos objetivos e às finalidades para a sociedade na qual estamos inseridos. Apresentam-se observações quanto à formação do currículo escolar, a seus fundamentos, a suas construções e a suas intencionalidades. Metodologicamente, o artigo realiza um compilado de pesquisas em bases legais, a partir do resgate histórico do Ensino Médio, Lei 9394/1996, até chegarmos à Lei nº 13.415/2017. Nessa retomada, ficam evidenciados questionamentos e críticas de pesquisadores na área da Educação sobre o contexto educativo, o que reforça as instabilidades do sistema e a necessária construção de estratégias e soluções para que a educação possa construir proposições e práticas viáveis, tanto no viés público quanto privado, seguindo as mesmas diretrizes, princípios e tomada de ação. Tal fato reforça a necessidade de mudanças e de esforços de todos os partícipes do processo educativo, a fim de propiciar a continuidade da escolarização e do interesse dos estudantes na sua formação.
References
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Etapa Ensino Médio. Brasil: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio. Acesso em: 6 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a Conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016. Diário Oficial de União, Brasília, DF, 16 fev. 2017.Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Eccus, 2018.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação).
LIMA, L. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na sociedade da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2012.
MASSCHELEIN, J.; SIMÕES, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MATTOS, A. Região Sul de Sergipe ganhará escolha de tempo integral em 2017. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, 2016. Disponível em: <http://www.seed.se.gov.br/portaldoaluno/noticia.asp?cdnoticia=11107>. Acesso em: 15 nov. 2017.
MOREIRA, A. F.; TADEU, T. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.
OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. PISA 2018 Results, 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/pisa-2018-results.htm. Acesso em: 13 jun. 2023.
OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Education Policy Outlook: Brasil – com foco em políticas internacionais, 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education/policy-outlook/country-profile-Brazil-
-INT-PT.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PORTARIA MEC nº 399/2023, https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-399-2023-03-08.pdf
PORTARIA MEC nº 627/2023 https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-
-2023-04-04.pdf
SALDAÑA, P.; BOLDRINI, A. Total de matrículas no ensino superior tem
estagnação inédita em 2016. Folha de São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/08/1914492-total-de-matriculas-no-
ensino-superior-tem-estagnacao-inedita-em-2016.shtml>. Acesso em: 15 nov. 2017.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TEIXEIRA NETO, J. Mochilas existenciais e insurgências curriculares: possibilidades de interações nas pedagogias culturais do tempo presente. Curitiba: CRV, 2020.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Protótipos curriculares de ensino médio e ensino médio integrado: resumo executivo, 2018. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000192271>. Acesso em: 15 ago. 2003.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Juventudes no Brasil, 2021. Disponível em: <https://oji.fundacion-sm.org/pesquisa-juventudes-no-brasil-2021/?lang=pt-br>. Acesso em: 12 jun. 2023.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Global Education Meeting, 2018. Disponível em: <https://en.unesco.org/gem-report/taxonomy/term/209>. Acesso em: 15 jun. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Regina Anzolch Crestani, Ana Cristina Ghisleni
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.