CONCEITOS LEXICAIS DE ‘COMUNIDADE’

UMA VISÃO SEMÂNTICA A PARTIR DE CANÇÕES LATINOAMERICANAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1317

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar os conceitos lexicais de ‘comunidade’, verificados a partir das construções de sentidos em metáforas, em canções de língua portuguesa (Índios, da banda Legião Urbana, e Marvin, da banda Titãs) e de língua espanhola (María, María, de Mercedes Sosa, e Pies Descalzos, Sueños Blancos, de Shakira). Para tanto, utilizou-se como suporte teórico para as análises o arcabouço teórico da Linguística Cognitiva e da Sociologia, nas vozes de autores como Bauman (2003), Feltes (2007), Lakoff e Johnson (2002), Martelotta e Palomanes (2008), Mocellim (2011), Santos (2017) e Silva (2010). Como instrumento metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa com as técnicas de revisão de literatura e análise introspectiva das canções. Por fim, constatou-se que, embora as canções se aproximem em certa medida das definições léxico-semânticas de ‘comunidade’, as abordagens conceituais e metafóricas a que estão submetidas são distintas, pois elas são produzidas a partir de modelos culturais e cognitivos distintos.

Author Biographies

Nataly Lemes Valdez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil

Sou especializada em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Atuei como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino do estado do Paraná; possuo experiência na docência do Ensino Superior nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pedagogia e Turismo (Bacharelado), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu. Atualmente, possuo vínculo de concurso de 40 horas de trabalho na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, sou lotada na Escola Municipal Jorge Amado. Por ser formada em Letras e em Pedagogia, possuo interesse em pesquisas voltadas ao ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais e em Políticas Educacionais para a escola pública, sobretudo no período da pandemia.

Odair José Silva dos Santos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, IFAL, Santana do Ipanema, AL, Brasil

Fez estágio pós-doutoral (com bolsa PNPD) junto ao programa de Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul (UCS). É doutor em Letras e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012); e graduado em Letras pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2010). Atualmente é professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema, na área de Língua Portuguesa; também atua em cursos de pós-graduação no país e como revisor, parecerista e membro de conselho editorial em diferentes revistas. Tem investigações e interesse nas seguintes áreas: Linguística e Cognição, Processos de leitura, Musicologia e Experiencialismo. 

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Published

2025-01-01

How to Cite

Valdez, N. L. ., & Santos, O. J. S. dos . (2025). CONCEITOS LEXICAIS DE ‘COMUNIDADE’: UMA VISÃO SEMÂNTICA A PARTIR DE CANÇÕES LATINOAMERICANAS. Vivências, 21(42), 195–216. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1317

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO