O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CONSIDERA AS PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE LOCAIS?
PERCEPÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS COM O PROGRAMA EM URUGUAIANA/RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1321Abstract
O objetivo do presente estudo foi investigar se o planejamento das ações do Programa Saúde na Escola leva em consideração as problemáticas de saúde locais, a partir da percepção dos atores envolvidos com o programa. Trata-se de um estudo de transversal, descritivo e qualitativo, no qual foram incluídos membros do grupo gestor, enfermeiros e professores atuantes no programa, no município de Uruguaiana-RS. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, no qual foram gravadas para posterior transcrição e análise. As questões versaram em analisar se os atores conheciam as problemáticas de saúde locais, se o planejamento das ações propostas pelo Programa Saúde na Escola levava em consideração tais problemáticas, bem como aspectos positivos e negativos do programa. Para a análise das percepções dos sujeitos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, dentre as problemáticas locais encontradas em sua realidade, tanto professores, quanto enfermeiros destacam os problemas de saúde mental. Cabe destacar que todos os enfermeiros e membros do grupo gestor, bem como a maioria dos professores relatou que as ações propostas pelo Programa Saúde na Escola levam em consideração essas problemáticas de saúde locais. Contudo, destacam algumas barreiras acerca dessas questões, como a forma de abordagem de alguns temas, a dificuldade de o programa contemplar todas as problemáticas de saúde da comunidade, devido à complexidade da realidade local, e a falta de comunicação e divulgação das ações entre a Estratégia de Saúde da Família e a escola.
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revisada e ampliada. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 2,6 dez. 2007.
BRASIL, E. G. M.; SILVA, R. M.; SILVA, M. R. F.; RODRIGUES, D. P.; QUEIROZ, M. V. O. Adolescent health promotion and the School Health Program: complexity in the articulation of health and education. Revista da Escola de Enfermagemda USP, v. 51, p. e03276, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016039303276>. Acesso em: 22 out. 2023.
BUSS, P. M.; HARTZ, Z. M. de A.; PINTO, L. F.; ROCHA, C. M. F. Promoção da saúde e qualidade de vida: uma perspectiva histórica ao longo dos últimos 40 anos (1980-2020). Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 12, p. 4723-4735, 2020. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/1413-812320202512.15902020>. Acesso em: 20 set. 2023.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus determinantes sociais. Physis:Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 1, n. 17, p.77-93, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006>. Acesso em: 10 set. 2022.
CARVALHO, F. F. B. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis - Revista de Saúde Coletiva, n. 25, v. 4, p. 1207-1227, 2015.
FERREIRA, I. R. C.; MOYSÉS, S. J.; FRANÇA, B. H. S.; CARVALHO, M. L. de; MOYSÉS, S. T. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 56, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000100004. Acesso em: 20 out. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GBD 2016 Brazil Collaborators. Burden of disease in Brazil, 1990-2016: a systematic subnational analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. Lancet 2018, 392:760-75.
GONÇALVES, P. D. S.; FERREIRA, S. C.; ROSSI, T. R. A. Uma análise do processo de trabalho dos profissionais da saúde e educação no PSE. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. Especial 3, p. 87-102, nov. 2022. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/0103-11042022E306>. Acesso em: 03 out. 2023.
LOPES, I. E.; NOGUEIRA, J. A. D.; ROCHA, D. G. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p. 773-89, 2018. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2023.
MALTA, D. C.; REIS, A. A. C.; JAIME, P. C.; NETO, O. L. de M.; SILVA, M. M. A. da; AKERMAN, M. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempos de crise. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1799-1809, 2018. Disponível em: <https://www.scielo. br/j/csc/a/9mXFmz3J8Y4qjjbKgk8VVVq/?lang=pt>. Acesso em: 25 set. 2023.
MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. Os modos de estruturação da Educação em Saúde na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 711-731, 2018. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_3_10_ex1340.pdf>. Acesso em: 22 out. 2023.
MEDEIROS, E. R.; PINTO, E. S. G.; PAIVA, A. C. S.; NASCIMENTO, C. P. A.; REBOUÇAS, D. G. C.; SILVA S. Y. B. Facilidades e dificuldades na implantação do Programa Saúde na Escola em um município do nordeste do Brasil. Revista Cuidarte, Bucaramanga, v. 9, n. 2, p. 2127-34, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v9i2.514>. Acesso em: 11 ago. 2022.
PAIVA, G. M. Análise do programa saúde na escola do município de Fortaleza. Dissertação (mestrado) – Universidade de Fortaleza, 2012.
RIBEIRO, IBS. CORREA, MM. OLIVEIRA, G. CADE, NV. Transtorno mental comum e condição socioeconômica em adolescentes do Erica. Revista Saúde Pública, v. 54, n. 4, p. 01-09, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2020054001197>. Acesso em: 03 out. 2023.
RUMOR, P. C. F.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; SOUZA, J. B.; MANFRINI, G. C.; SOUZA, J. M. Programa Saúde na Escola: potencialidades e limites da articulação intersetorial para promoção da saúde infantil. Saúde Debate, Rio De Janeiro, v. 46, n. Especial 3, p. 116-128, nov. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-11042022E308>. Acesso em: 04 out. 2023.
SOUZA, M. S.; SOUSA, M. R. N.; SILVA FILHO, E. A. da; SOUSA, Y. A. S.; SOUSA, A. M. C.; SILVA, E. B. da; NASCIMENTO, I. G. do; SOARES, M. das G. S.; PRADO, T. M.; AGUIAR, C. S. de. Repercussões da pandemia Covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão integrativa. Journal of Education Science and Health, v. 3, n. 1, p. 01–12, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.162>. Acesso em: 22 out. 2023.
VIEIRA, L. S.; BELISÁRIO, S. A. Intersetorialidade na promoção da saúde escolar: um estudo do Programa Saúde na Escola. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p. 120-133, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-11042018S409>. Acesso em: 11 ago. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Calouste Gulbenkian Foundation. Social determinants of mental health. Geneva: World Health Organization; 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rita de Cassia de Souza , Simone Lara, Marlise Grecco de Souza Silveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.