O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CONSIDERA AS PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE LOCAIS?

PERCEPÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS COM O PROGRAMA EM URUGUAIANA/RS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1321

Abstract

O objetivo do presente estudo foi investigar se o planejamento das ações do Programa Saúde na Escola leva em consideração as problemáticas de saúde locais, a partir da percepção dos atores envolvidos com o programa. Trata-se de um estudo de transversal, descritivo e qualitativo, no qual foram incluídos membros do grupo gestor, enfermeiros e professores atuantes no programa, no município de Uruguaiana-RS. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, no qual foram gravadas para posterior transcrição e análise. As questões versaram em analisar se os atores conheciam as problemáticas de saúde locais, se o planejamento das ações propostas pelo Programa Saúde na Escola levava em consideração tais problemáticas, bem como aspectos positivos e negativos do programa. Para a análise das percepções dos sujeitos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, dentre as problemáticas locais encontradas em sua realidade, tanto professores, quanto enfermeiros destacam os problemas de saúde mental. Cabe destacar que todos os enfermeiros e membros do grupo gestor, bem como a maioria dos professores relatou que as ações propostas pelo Programa Saúde na Escola levam em consideração essas problemáticas de saúde locais. Contudo, destacam algumas barreiras acerca dessas questões, como a forma de abordagem de alguns temas, a dificuldade de o programa contemplar todas as problemáticas de saúde da comunidade, devido à complexidade da realidade local, e a falta de comunicação e divulgação das ações entre a Estratégia de Saúde da Família e a escola.

Biografie autore

Rita de Cassia de Souza , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil

Bióloga. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil

Doutora em educação em ciências: química da vida e saúde, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS,

Marlise Grecco de Souza Silveira, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Uruguaiana, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM, Assessoria da Saúde Escolar 10° CRE, Uruguaiana, SEDUC/RS.

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Pubblicato

2025-01-01

Come citare

Souza , R. de C. de ., Lara, S., & Silveira, M. G. de S. . (2025). O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CONSIDERA AS PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE LOCAIS? : PERCEPÇÕES DOS ATORES ENVOLVIDOS COM O PROGRAMA EM URUGUAIANA/RS. Vivências, 21(42), 217–232. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1321

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO