PRECARIZAÇÃO E MAL-ESTAR DOCENTE EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO ESTADO DO MARANHÃO
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1327Abstract
Este trabalho tem como objetivo discutir a precarização das condições de trabalho de dez docentes e o sentimento de mal-estar que tem provocado agravos à saúde desses profissionais. A profissão docente, em alguns momentos, tem enfrentado submissão, sentimento de desvalorização e, consequentemente, sofrimento oriundos das exigências provocadas pelas novas formas de gestão escolar. O viés mercadológico impregnado no sistema de ensino exige o alcance de metas mensuradas pelos organismos de monitoramento do desempenho do estudante para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento ligado às políticas educacionais para atender à realidade brasileira e mundial. Nesse cenário, os alunos são convocados a participar dos conselhos de classe e para isso nem sempre estão devidamente preparados e maduros, o que pode causar sentimentos de desconforto e embaraço aos docentes. Para este estudo, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e os dados foram gerados a partir das respostas de um questionário com perguntas aplicadas aos professores de uma escola técnica do estado do Maranhão. A depreensão é que os professores não sentem possuir autonomia suficiente para a execução e planejamento de suas atividades, pois estas são pensadas e planejadas de acordo com os interesses de uma ideologia dominante, cabendo-lhes executá-las conforme a conveniência gestada, culminando em um trabalho nem sempre bem contextualizado à realidade básica dos alunos.
References
Larissa Kny Cabreira, enfermeira graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
Universidade UNIJUI
Cidade – Três Passos
Estado- Rio Grande do Sul
País- Brasil
e-mail – larissakny@hotmail.com
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Marlene Miranda Aguiar, Maria Célia Dias de Castro, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Larissa Kny Cabreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.