PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

ESTADO DO CONHECIMENTO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1366

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento de produção de Produtos  Educacionais que visam elucidar o que é o Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram considerados os produtos desenvolvidos  no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), disponibilizadas no repositório digital de Dissertações e Produtos Educacionais do site institucional do referido programa, entre os anos de 2019 e 2023. Para análise dos dados foi utilizada uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e do tipo estado do conhecimento. Os dados obtidos demonstraram que ainda são poucos os produtos elaborados com o objetivo de elucidar o Ensino Médio Integrado no âmbito do Mestrado ProfEPT. Apesar disso, os materiais produzidos abrangem uma diversidade de formatos, ao mesmo tempo que demonstram ser potencializadores de reflexão e avanços das práticas realizadas pelos sujeitos que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, bem como instrumento de divulgação e conhecimento para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Médio Integrado.

Author Biographies

Vanessa Ferreira Backes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Uruguaiana, RS, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT- Campus IFFar Jaguari. Especialista em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa/Uruguaiana. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa/campus Uruguaiana. Atualmente trabalha como Assistente de Aluno no Instituto Federal Farroupilha, campus Avançado Uruguaiana.

Maria Rosângela Silveira Ramos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, São Vicente do Sul, RS, Brasil

Possui graduação em Ciências- Licenciatura Plena- Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Docente no Programa de Pós - Graduação em Educação Tecnológica - ProfPET - IFFar, na linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Atua na Coordenação dos Programas Educacionais do IFFar. É coordenadora institucional do Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica do IFFar . Tem experiência na área de Ensino de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: estágio supervisionado; formação de professores; práticas pedagógicas; Pibid; RP e organização e memórias na EPT.

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, São Vicente do Sul, RS, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). É professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul. Atualmente é coordenadora Institucional do PIBID/IFFar e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do campus São Vicente do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT).Tem experiência na área de Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, estágios curriculares, formação de professores, PIBID, Organização e Memória na Educação Profissional e Tecnológica.

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Published

2025-07-01

How to Cite

Backes, V. F., Ramos, M. R. S., & Paniz, C. M. (2025). PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESTADO DO CONHECIMENTO. Vivências, 21(43), 183–197. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1366

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO