LAZER CIDADÃO: VIVÊNCIAS DA CULTURA LÚDICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA INSERÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.156Abstract
O presente artigo apresenta as ações e atividades realizadas no projeto de extensão: “Lazer cidadão: vivências da cultura lúdica e suas contribuições para inserção social” realizado pelo curso de Educação Física da URI – Santo Ângelo. O objetivo foi desenvolver atividades de lazer para crianças, adolescentes, jovens em situação de risco e vulnerabilidade social e idosos institucionalizados, através de vivências de atividades recreativas estimulando o gosto pelo lazer ativo visando a sua inserção social. Participaram 80 crianças, adolescentes/jovens de 6 a 12 anos e 18 idosas institucionalizados (acima de 60 anos) e aproximadamente 3000 pessoas de diferentes faixas etárias na Rua de Lazer. Foram realizadas atividades de recreação em três instituições, levando uma nova percepção sobre o mundo em que estão inseridos. Com a de atividades lúdicas estimulamos o gosto pela prática do lazer ativo, visando principalmente sua inserção social. Também foi realizada uma Rua de lazer envolvendo as instituições participantes foi aberto ao público e o objetivo foi realizar atividades de lazer e recreação visando mobilizar e informar a comunidade sobre a importância do lazer ativo. Dessa forma, acreditamos aproximar a Universidade e o Curso de Educação Física da comunidade, refirmando seu compromisso social, bem como fortalecer a linha de extensão.References
ARRUDA, A. R.; MOURA, T. A. Perfil da Recreação Escolar e sua importância como ação educativa para os alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. UNIR: Porto Velho-RO, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 05/10/1988. São Paulo: Saraiva, 1998.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2004.
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1987.
MARCELLINO, N.C. Lazer: formação e atuação profissional. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.
MORAES, R.M. Recreação O movimento Infantil jogos e recreação escolar. 6. ed, Florianópolis, 2004.
RIZZO PINTO, J. Corpo movimento e educação: o desfio da criança deficiente e adolescentes sociais. Rio de Janeiro, Sprint 1997.
SILVA, D.A.M. et al. A importância da Recreação e do Lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.
TABARES, J. F. O esporte e a recreação como dispositivos para a atenção da população em situação de vulnerabilidade social. In: MELLO, V. de A.; TAVARES, C. O exercício reflexivo do movimento: educação física, lazer, e inclusão social. Rio de Janeiro: Shape, 2006.
WERNECK, C.L.G. ISAYAMA, H.F. Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.