LAZER CIDADÃO: VIVÊNCIAS DA CULTURA LÚDICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA INSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Lilian Franciele Teixeira URI
  • Cinara Valency Enéas Mürmann URI

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.156

Resumo

O presente artigo apresenta as ações e atividades realizadas no projeto de extensão: “Lazer cidadão: vivências da cultura lúdica e suas contribuições para inserção social” realizado pelo curso de Educação Física da URI – Santo Ângelo. O objetivo foi desenvolver atividades de lazer para crianças, adolescentes, jovens em situação de risco e vulnerabilidade social e idosos institucionalizados, através de vivências de atividades recreativas estimulando o gosto pelo lazer ativo visando a sua inserção social. Participaram 80 crianças, adolescentes/jovens de 6 a 12 anos e 18 idosas institucionalizados (acima de 60 anos) e aproximadamente 3000 pessoas de diferentes faixas etárias na Rua de Lazer. Foram realizadas atividades de recreação em três instituições, levando uma nova percepção sobre o mundo em que estão inseridos.  Com a de atividades lúdicas estimulamos o gosto pela prática do lazer ativo, visando principalmente sua inserção social. Também foi realizada uma Rua de lazer envolvendo as instituições participantes foi aberto ao público e o objetivo foi realizar atividades de lazer e recreação visando mobilizar e informar a comunidade sobre a importância do lazer ativo. Dessa forma, acreditamos aproximar a Universidade e o Curso de Educação Física da comunidade, refirmando seu compromisso social, bem como fortalecer a linha de extensão.

Biografia do Autor

Lilian Franciele Teixeira, URI

Educação Física

Cinara Valency Enéas Mürmann, URI

Departamento de Ciências da Saúde

Educação Física

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Teixeira, L. F., & Mürmann, C. V. E. (2019). LAZER CIDADÃO: VIVÊNCIAS DA CULTURA LÚDICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA INSERÇÃO SOCIAL. Vivências, 16(30), 259–270. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.156

Edição

Seção

ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE