A CONVERGÊNCIA INVESTIGATIVA DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
POSSIBILIDADES DE INSURGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1609Abstract
Neste artigo, apresentamos os resultados de duas pesquisas de doutoramentos que tomaram por referência a Abordagem do Ciclo de Políticas e que concebem a formação como acadêmico-profissional docente. O objetivo centra-se em (re)interpretar a atuação sobre as políticas curriculares a partir da investigação da/na formação acadêmico-profissional como possibilidade de insurgência no contexto da prática de Ensino de Ciências da Natureza. Em uma das pesquisas adotamos a metodologia da narrativa autobiográfica na atuação de uma docente em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas junto de um grupo de acadêmicos. A outra pesquisa investigou junto de professores da Educação Básica formados em um curso de Ciências da Natureza – Licenciatura e docentes formadores do mesmo curso, por meio da investigação-ação. Ambas as pesquisas qualitativas e de caráter exploratório-descritivo, tiveram seus resultados analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados de ambas as pesquisas apontam para a atuação insurgente a partir de uma vivência crítica do currículo, recriando as possibilidades de praticar a docência no Ensino de Ciências na Educação Básica e Superior, a partir de brechas discursivas e da construção do território formativo de professores.
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