A CONVERGÊNCIA INVESTIGATIVA DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

POSSIBILIDADES DE INSURGÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1609

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de duas pesquisas de doutoramentos que tomaram por referência a Abordagem do Ciclo de Políticas e que concebem a formação como acadêmico-profissional docente. O objetivo centra-se em (re)interpretar a atuação sobre as políticas curriculares a partir da investigação da/na formação acadêmico-profissional como possibilidade de insurgência no contexto da prática de Ensino de Ciências da Natureza. Em uma das pesquisas adotamos a metodologia da narrativa autobiográfica na atuação de uma docente em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas junto de um grupo de acadêmicos. A outra pesquisa investigou junto de professores da Educação Básica formados em um curso de Ciências da Natureza – Licenciatura e docentes formadores do mesmo curso, por meio da investigação-ação. Ambas as pesquisas qualitativas e de caráter exploratório-descritivo, tiveram seus resultados analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados de ambas as pesquisas apontam para a atuação insurgente a partir de uma vivência crítica do currículo, recriando as possibilidades de praticar a docência no Ensino de Ciências na Educação Básica e Superior, a partir de brechas discursivas e da construção do território formativo de professores.

Biografias Autor

Mayra da Silva Cutruneo Ceschini , Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Orientação e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Mestra em Ensino de Ciências  e Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Atualmente é professora titular da Prefeitura Municipal de São Gabriel-RS, atuando nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Presidente João Goulart e na Dr.Pedro Ferraz Neto. É pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica (GRUPI).

Ronan Moura Franco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, Brasil

Licenciado em Ciências da Natureza e doutor em Educação em Ciências. Especialista em Neurociência aplicada à Educaçao, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pmapa (Unipampa).. Atualmente é professor de Ciências da Natureza e Robótica Educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins. Atua como Supervisor do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Ciências da Natureza e integra o Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica (GRUPI).

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) onde é Professora Associada, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS), no Campus Uruguaiana. É líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica (GRUPI). 

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Ceschini , M. da S. C. ., Franco, R. M., & Mello, E. M. B. . (2025). A CONVERGÊNCIA INVESTIGATIVA DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: POSSIBILIDADES DE INSURGÊNCIA. Vivências, 22(44), 321–334. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1609

Edição

Secção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO