O PAPEL DO PNAIC ENQUANTO FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DOCENTE

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.250

Abstract

O presente trabalho busca investigar quais as percepções dos docentes participantes de uma atividade formativa e sua possível contribuição sobre seu desenvolvimento profissional. Desta forma buscamos investigar quais as potencialidades e fragilidades a partir do olhar docente, em uma atividade de formação continuada de longa duração e suas contribuições para o desenvolvimento da profissão. Para tal, trazemos as percepções de nove professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, durante quatro anos na cidade de Itaqui-RS. Usamos a entrevista semiestruturada como corpus de coleta dos dados e nossa análise dos resultados se deu pela Análise Textual Discursiva, onde foram elaboradas a construção de categorias e meta-textos. Os resultados apontam que o professor se sente motivado participando de um processo de formação onde ele é o ator principal e onde há uma troca de experiências entre os pares. No entanto, nem todos os professores sentem-se à vontade em participar de atividades de formação, pois ressaltam que algumas formações se encontram afastadas do contexto escolar. De acordo com os professores, foi possível perceber que depois de findada a formação, há a necessidade de esta ter uma continuidade e acompanhamento na escola, para que o mesmo possa ter suporte e dar prosseguimento aos processos desenvolvidos na formação. Caso contrário, a formação se limitará à ressignificações dos participantes, mas que não são plenamente transformadas em ações no desenvolvimento da sua prática pedagógica.

Published

2020-06-29

How to Cite

O PAPEL DO PNAIC ENQUANTO FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DOCENTE. (2020). Vivências, 16(31), 209–234. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.250

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO