O PAPEL DO PNAIC ENQUANTO FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.250Resumo
O presente trabalho busca investigar quais as percepções dos docentes participantes de uma atividade formativa e sua possível contribuição sobre seu desenvolvimento profissional. Desta forma buscamos investigar quais as potencialidades e fragilidades a partir do olhar docente, em uma atividade de formação continuada de longa duração e suas contribuições para o desenvolvimento da profissão. Para tal, trazemos as percepções de nove professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, durante quatro anos na cidade de Itaqui-RS. Usamos a entrevista semiestruturada como corpus de coleta dos dados e nossa análise dos resultados se deu pela Análise Textual Discursiva, onde foram elaboradas a construção de categorias e meta-textos. Os resultados apontam que o professor se sente motivado participando de um processo de formação onde ele é o ator principal e onde há uma troca de experiências entre os pares. No entanto, nem todos os professores sentem-se à vontade em participar de atividades de formação, pois ressaltam que algumas formações se encontram afastadas do contexto escolar. De acordo com os professores, foi possível perceber que depois de findada a formação, há a necessidade de esta ter uma continuidade e acompanhamento na escola, para que o mesmo possa ter suporte e dar prosseguimento aos processos desenvolvidos na formação. Caso contrário, a formação se limitará à ressignificações dos participantes, mas que não são plenamente transformadas em ações no desenvolvimento da sua prática pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Alex Sandro Gomes Leão et al.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.