PERFORMANDO PRÁTICAS DE GÊNERO
ESTUDO SOBRE ARQUIVAMENTO E ARQUIVIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE GÊNERO DE UMA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.352Abstract
Esse artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Ensino que contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo apresentar os procedimentos de arquivamento e arquivização utilizados de modo genealógico, em uma perspectiva foucaultiana, na composição de um arquivo de práticas de gênero de uma universidade. Tomou-se como lócus de investigação a Universidade do Vale do Taquari - Univates que possui uma Política institucional de respeito às individualidades em diferentes dimensões, sendo uma delas, o gênero. Desse modo, como princípio organizador do arquivo utilizou-se a noção de performatividade de gênero de Judith Butler (2017). Os procedimentos utilizados possibilitaram, de um lado, compor um arquivo documental das práticas de gênero na referida Universidade e, por outro, ampliar a investigação acerca das práticas de gênero em meio a uma massa documental.
References
AQUINO, Júlio Groppa; VAL, Gisela Maria do. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y saberes, n. 49, p. 41-53, 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. (Sujeito e História)
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. (p. 55-86). In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 27. ed. São Paulo: Graal, 2013.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.