CUIDADO E PREVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA ATIVIDADE METACOGNITIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i32.355Abstract
Neste artigo, relata-se uma atividade pedagógica desenvolvida em uma turma de Educação Infantil – Maternal II, turno integral, de uma escola da rede pública de ensino de Santo Ângelo, RS. O estudo ocorreu em 2019, com 22 crianças, na faixa etária de 2 a 4 anos de idade, e suas respectivas famílias. Organizada em torno de uma Cartilha, intitulada Aprendendo a se Cuidar, e elaborada com o objetivo de orientar as famílias sobre prevenção de acidentes domésticos, higiene e doenças comuns na infância, a leitura e a discussão da cartilha ocorreram, inicialmente, na família, que registrou sua avaliação a respeito das atividades propostas pela professora. Posteriormente, em roda de conversa na escola, cada criança relatou o que aprendeu com a atividade e como foi a experiência familiar. Entende-se que, com base na proposta, houve significativa contribuição para o desenvolvimento da linguagem da criança e da sua oralidade. Reafirma-se também que, na Educação Infantil, é necessário atenta observação às crianças quanto a sinalizações em relação à aprendizagem, o que requer, seguramente, intencionalidade educativa do professor.
References
ASSIS, M. R. de; MARAGLIA, P. H.; BRANDÃO, M. A. G.; PEIXOTO, M. A. P.. Metacognição como tecnologia educacional na aprendizagem do autocuidado: o caso da prevenção do linfedema pós-cirúrgico de câncer de mama. Escola Anna Nery. Rio de Janeiro, v. 22, n. 3. p. 01 -07, 2018.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 09 jun. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2017.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental inquiry. American Psychologist, California, n.34. p. 906-911, 1979. DOI: 10.1037/0003-066X.34.10.906. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F0003-066X.34.10.906. Acesso em: 08 maio 2020.
GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Amazônia, p.53-72. v.12, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3442
RAMOS, E. da S. B.; SILVA-Forsberg, M. C. Contribuições da metacognição para a formação de professores que ensinam ciências nos anos iniciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal, Atas [...]. Natal: UFRN, 2019. p. 01- 07.
ROCHA, C. J. T. da; MALHEIRO, J. M. da S. Metacognição e a experimentação investigativa: a construção de categorias interativa dialógicas. Revista Educação, Santa Maria, v. 44. p. 01- 26, 2019.
RODRIGUES, J. da S. M.; AUTOR.; MARQUEZAN, F. F. Marcos regulatórios e as implicações na organização do currículo para a Educação Infantil Brasileira. Espaço do Currículo, João Pessoa, 13, n.1, p. 226-240, jan./dez. 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41599. Disponível em : https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/41599. Acesso em: 12 jun. 2020.
AUTOR, C. T. W. da. Metacognição no ensino de física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2014.
SALLES, F.; FARIA, V. L. B. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. 2.ed. São Paulo: Ática, 2012.
VÉGLIA, A. P.; RUIZ, M. G.. Intervención sobre las Funciones Ejecutivas (FE) desde el contexto educativo. p. 27-42. v.78. Revista Iberoamericana de Educación. Espanha, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.