BARREIRAS AO ENSINO DA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NO BRASIL
SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.759Abstract
O objetivo do estudo foi identificar as barreiras no ensino da Atenção Básica na graduação em Fisioterapia no Brasil. Foi conduzida uma busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library (SCIELO). Após a análise foram selecionados, com base nos critérios de elegibilidade, 19 artigos. Dentre os principais achados encontram-se a dificuldade da inclusão da interdisciplinaridade na graduação, lacunas com relação aos conceitos relacionados à Atenção Básica, falta de disciplinas que preparam para habilidades relacionais, predominância da abordagem curativa, carga horária insuficiente nos currículos, docentes e preceptores despreparados para atuar neste nível de atenção, dificuldade de oferta de estágios, ausência de compreensão do processo de trabalho na Atenção Básica e dificuldades na integração entre as instituições de ensino e os gestores do serviço. Espera-se que tais achados possam contribuir com reflexões sobre o ensino da Atenção Básica na graduação em Fisioterapia.
References
AGUIAR, Ricardo Goes De; SILVEIRA, Neidimila Aparecida; MOCCELLIN, Ana Silvia; BARBOSA, Guilherme Rodrigues. O uso de métodos ativos na implantação das práticas de ensino na comunidade em um curso de graduação em Fisioterapia. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 20, n. 4, p. 129–137, 2019. DOI: 10.21722/rbps.v20i4.24608.
ALMEIDA, Lorena de Oliveira; MUNIZ, Laíza de Santana; GOMES, Sara Roza; ALMEIDA, Milena Maria Cordeiro. Práticas corporais e educação em saúde: um relato de estudantes de fisioterapia na atenção básica. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 741–752, 2018. ISSN: 2318-2660. DOI: 10.22278/2318-2660.2018.v42.n4.a3032.
BARCELLOS, Liliam Rosany Medeiros; FERRAZ, Natalia Lujan; IKEGAMI, Érica Midori; PATRIZZI, Lislei Jorge; WALSH, Isabel Aparecida Porcatti; SHIMANO, Suraya Gomes Novais. Formação do fisioterapeuta para a atenção básica. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 8, n. 2, p. 14–24, 2019. DOI: 10.33362/ries.v8i2.1481.
BATISTA, Nildo Alves; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva; SILVA, Carla Cilene Baptista; UCHÔA-FIGUEIREDO, Lúcia da Rocha; POLETTO, Patricia Rios. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. suppl 2, p. 1705–1715, 2018. DOI: 10.1590/1807-57622017.0693.
BATISTON, Adriane Pires; GROSSEMAN, Suely; BONILHA, Laís Alves de Souza; FERRARI, Fernando Pierette; MEDEIROS, Arthur de Almeida; DUENHA, Clayton; ESTEVES, Roberto Zonato. Implantação de uma nova proposta pedagógica para o estágio supervisionado em fisioterapia na atenção básica: um relato de experiência. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 4, n. 8, p. 48–55, 2018. DOI: 10.18310/2358-8306.v4n8.p48.
BIM, Cíntia Raquel; GONZÁLEZ, Alberto Durán. Training physiotherapists in primary care: reflections on teaching-service integration. Fisioterapia em Movimento, v. 33, p. 1–9, 2020. DOI: 10.1590/1980-5918.033.ao45.
BORGES, Kamylla Pereira. Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das Diretrizes Curriculares e Promoção da Saúde. Saúde e Pesquisa, v. 11, n. 2, p. 347–358, 2018. DOI: 10.17765/1983-1870.2018v11n2p347-358.
BRASIL. Portaria no 1.065 de 04 de julho de 2005. Cria os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família, com a finalidade de ampliar a integralidade e a resolubilidade da Atenção à Saúde. Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2005/prt1065_04_07_2005.html. Acesso em: 3 jan. 2022.
BRASIL. Portaria no 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html. Acesso em: 3 jan. 2022.
BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012 a. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
BRASIL. Portaria no 3.124 de 28 de dezembro de 2012. Redefine os parâmetros de vinculação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Modalidades 1 e 2 às Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações específicas, cria a Modalidade NASF 3, e dá outras providências, 2012b. Brasília - DF: Ministério da Saúde.. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt3124_28_12_2012.html. Acesso em: 3 jan. 2022.
BRASIL. Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. v. Caderno 39 Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/nucleo_apoio_saude_familia_cab39.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
BRASIL. Lei no 14.231, de 28 de outubro de 2021. Inclui os profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional na estratégia de saúde da família. Diário Oficial da União, 2021. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.231-de-28-de-outubro-de-2021-355728885. Acesso em: 3 jan. 2022.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES 4 de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
COSTA, Marcus Aurélio Medeiros; SOARES, Francisco Passos; COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda. Percepção de docentes de um curso de fisioterapia sobre estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas no estágio curricular. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 6, n. 11, p. 7–21, 2020. DOI: 10.18310/2358-8306.v6n11.a1.
FORMIGA, Nicéia Fernandes. Inserção do Fisioterapeuta na Atenção Básica: uma Analogia entre Experiências Acadêmicas e a Proposta dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 16, n. 2, p. 113–122, 2012. DOI: 10.4034/rbcs.2012.16.02.01.
FREIRE FILHO, José Rodrigues; SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves; COSTA, Marcelo Viana; FORSTER, Aldaísa Cassanho. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 43, n. spe1, p. 86–96, 2019. DOI: 10.1590/0103-11042019s107.
GAUER, Ana Paula Maihack; FERRETTI, Fátima; TEO, Carla Rosane Paz Arruda. Professional training in physiotherapy: barriers to the diversification of practical learning scenarios and for teaching-service integration. Fisioterapia em Movimento, v. 31, 2018. ISSN: 1980-5918. DOI: 10.1590/1980-5918.031.AO28.
GAUER, Ana Paula Maihack; FERRETTI, Fátima; TEO, Carla Rosane Paz; FERRAZ, Lucimare; SOARES, Maria Cristina Flores. Ações de reorientação da formação profissional em Fisioterapia: enfoque sobre cenários de prática. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. 65, p. 565–576, 2017. DOI: 10.1590/1807-57622016.0852.
GIOVANELLA, Lígia. Atenção básica ou atenção primária à saúde? Cadernos de saude publica, v. 34, n. 8, p. e00029818, 2018. ISSN: 0102-311X. DOI: 10.1590/0102-311X00029818.
GIRÃO, Vanessa Maia; GOMES, Eduardo Mendes; MAIA, Anice Holanda Nunes. Os desafios para a promoção da saúde da nova Política Nacional da Atenção Básica: um relato de experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), [S. l.], v. 7, n. 0, 2020. ISSN: 2446-6042. Disponível em: http://reservas.fcrs.edu.br/index.php/eedic/article/view/4273/3755. Acesso em: 4 jan. 2022.
GONÇALVES, Flavia Guilherme; CARVALHO, Brígida Gimenez; TRELHA, Celita Salmaso. O ensino da Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina: da análise documental à percepção dos estudantes. Trabalho, Educação e Saúde, v. 10, n. 2, p. 301–314, 2012. DOI: 10.1590/s1981-77462012000200007.
KASPER, Mariana Job; ALVARENGA, Luiz Fernando Calage; SCHWINGEL, Glademir; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Atenção Primária como cenário de prática e aprendizagem na formação de fisioterapeutas no Brasil: percepção de estudantes, profissionais e usuários. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 26, n. 17, p. e210508, 2021. ISSN: 1414-3283. DOI: 10.1590/interface.210508.
LEE, Eunbae; HANNAFIN, Michael J. A design framework for enhancing engagement in student-centered learning: own it, learn it, and share it. Educational Technology Research and Development, v. 64, n. 4, p. 707–734, 2016. DOI: 10.1007/s11423-015-9422-5.
MACIEL, R. V.; SILVA, P. T. G.; SAMPAIO, R. F.; DRUMMOND, A. F. Teoria, prática e realidade social: uma perspectiva integrada para o ensino de fisioterapia. Fisioterapia em Movimento, v. 18, n. 1, p. 11–17, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/18522. Acesso em: 20 jan. 2022.
MATOS, Ivana Barbosa; SILVA, Santos Rosângela; SOUZA, Márcio Costa; SOUZA, Marcelo Peixoto; MACIEL, Roberto Rodrigues Bandeira Tosta. A influência do estágio extracurricular na construção do conhecimento acadêmico de fisioterapia. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 4, n. 8, p. 23–30, 2017. DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v4n8.p23.
MEDEIROS, Doracy Karoline Simões De; NEVES, Robson da Fonseca. Análise crítica das práticas na Atenção Primária à Saúde com base nos relatos dos estudantes do curso de Fisioterapia. Revista Baiana Saúde Pública, v. 37, n. 1, p. 87–105, 2013. DOI: 10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a331.
MELLO, Guilherme Arantes; FONTANELLA, Bruno José Barcellos; DEMARZO, Marcelo Marcos Piva. Atenção básica e atenção primária à saúde - origens e diferenças conceituais. Revista APS, v. 12, n. 2, p. 204–213, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14247/7708. Acesso em: 20 jan. 2022.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Nota Técnica no 3. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Programa Previne Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2020/01/NT-NASF-AB-e-Previne-Brasil-1.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
MIRANDA, Gilza Brena Nonato; TEIXEIRA, Renato da Costa. Atuação do fisioterapeuta na atenção primária: conhecimento dos acadêmicos do último semestre. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 1, n. 2, p. 13–25, 2015. DOI: 10.18310/2358-8306.v1n2p13.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
NASCIMENTO, Arlon Néry; DA SILVA, Amanda Maria Brito; CAXIAS, Carolyne Carvalho; PAULA, Dionatan Christophe Alves; PEREIRA, Mayane Carneiro Alves. Contribuições da vivência em comunidade para formação acadêmica em fisioterapia. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 2, p. 149–162, 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2ID22620.
PAIVA, Luciana Laureano; GHISLENI, Angela; DEON, Keila; CANDOTTI, Cláudia; VIEIRA, Adriane; ALVARENGA, Luiz Fernando. A formação em fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: relato de experiências das disciplinas. In: REDE UNIDA (org.). Redes vivas de educação e saúde: relatos e vivências da integração universidade e sistema de saúde. Porto Alegre: Rede Unida, 2015. p. 41–46.
PETERS, Micah D. J.; GODFREY, Christina; MCINERNEY, Patricia; MUNN ZACHARY TRICCO ANDREA; KHALIL, hanan. Scoping Reviews (2020 version). In: AROMATARIS, Edoardo; MUNN, zachary (org.). JBI Manual for Evidence Synthesis. [s.l: s.n.]. ISBN: 9780648848806. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global. Acesso em: 20 jan. 2022.
RANGEL NETO, Nildo Campos; AGUIAR, Adriana Cavalcanti. A atenção primária à saúde nos cursos de graduação em fisioterapia no município do Rio de Janeiro. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 3, p. 1403–1420, 2018. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00165.
REIS, Viviane da Costa; TEIXEIRA, Renato da Costa. A saúde coletiva nas práticas educacionais dos fisioterapeutas docentes do curso de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 3, n. 5, p. 23–31, 2016. DOI: 10.18310/2358-8306.v3n5.p21.
RODRIGUES, Lorrane Fonseca Pitombo; REIS, Juliana Brandão; OLIVEIRA, Tassiane Queiroz; BARBOSA, Rafaela da Silva Coelho; BARROS, Rondineli; APRIGIO, Danielle de Paula. Integração ensino-trabalho-cidadania: vivência de alunos de graduação em fisioterapia. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 44, n. 1, p. 197–207, 2020. DOI: 10.22278/2318-2660.2020.v44.n1.a3160.
SERIANO, Kajena Nascimento; MUNIZ, Vivianne Ramos da Cunha; CARVALHO, Maria Ester Ibiapina Mendes. Percepção de estudantes do curso de fisioterapia sobre sua formação profissional para atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 250–255, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1809-29502013000300009 .
SILVA, Luzia Wilma Santana; SOUZA, Mirla; SOUZA, Tatiane Oliveira; SOUZA, Téssia Fernandes. Contexto do cuidado fisioterapêutico: reveses e vieses na inserção comunitária à atenção domiciliar. Revista Kairós-Gerontologia, v. 16, n. 2, p. 79–101, 2013. ISSN: 2176-901X. DOI: 10.23925/2176-901X.2013v16i2p79-101.
SOUZA, Marcio Costa; DOS SANTOS, Roseane Melo; REIS JÚNIOR, Wanderley Matos; BARROS, Bárbara Santos; SOUZA, Jairrose Nascimento. Formação acadêmica do fisioterapeuta para atenção básica. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 11, n. 23, p. 59–69, 2014. Disponível em: http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/184. Acesso em: 18 jan. 2022.
TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti; OLSSON, Thaís Ostroski; LEWGOY, Alzira Maria Baptista; BUENO, Denise; PEDUZZI, Marina. Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00267.
TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467–473, 2018. DOI: 10.7326/M18-0850.
VENDRUSCOLO, Carine; PRADO, Marta Lenise Do; KLEBA, Maria Elisabeth. Formação de recursos humanos em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Educação em Revista, v. 30, n. 1, p. 215–244, 2014. DOI: 10.1590/S0102-46982014000100009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.