ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

PROPOSIÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA O SISTEBIB/UFAM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.957

Abstract

O presente artigo tem por razão propor recomendações ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (SISTEBIB/UFAM), a partir da abordagem racionalista proposta por Secchi, acerca dos parâmetros de acessibilidade para o acesso, a permanência e o atendimento da pessoa com deficiência considerando os produtos e serviços de informação disponíveis nas Bibliotecas da UFAM, bem como realizar discussões acerca das práticas e posturas inclusivas, pautadas, sobretudo, na quebra das barreiras que marginalizam a pessoa com deficiência. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de artigos científicos indexados que versam sobre as temáticas das bibliotecas universitárias e do acesso da pessoa com deficiência a estes ambientes de informação. Desta forma, a construção deste trabalho reuniu a literatura recuperada acerca da importância da importância da construção de espaços acessíveis e inclusivos para a manutenção da dignidade humana e da cidadania no que tange a pessoa com deficiência e seus direito à inclusão, à acessibilidade e o acesso à informação e à educação.

Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Ensino superior. Acessibilidade e inclusão.

Author Biographies

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Graduação em Pedagogia pela Faculdade Intervale, Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes e Doutorando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, bolsista CAPES.

Natasha Lima Medeiros Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, SP, Brasil

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Graduação em Pedagogia e Especialização em Ciências Sociais e Intelectualidade: Ciência, Educação e Política, ambas pela Faculdade
Intervale e Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, bolsista CAPES.

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, SP, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Graduação e Mestrado em Educação Física, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Doutorado em
Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, São Paulo, SP, Brasil

Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Mestrado e Doutorado em Educação Física, ambos pela Universidade de São Paulo.

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Published

2025-01-01

How to Cite

Ferreira, R. L. M. ., Ferreira, N. L. M. ., Martins, I. C. ., & Gimenez, R. (2025). ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: PROPOSIÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA O SISTEBIB/UFAM. Vivências, 21(42), 99–114. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.957

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO