TEXTOS JORNALÍSTICOS/MIDIÁTICOS

LEITURA E ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA GERAL DO TEXTO À LUZ DO ISD

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1205

Abstract

O presente trabalho propõe uma atividade interativa de leitura e a análise de textos jornalísticos/midiáticos com base numa das categorias presentes no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a infraestrutura interna do texto. É um convite a refletir sobre as concepções de texto e de contexto de produção e sobre a importância do ISD para o desenvolvimento do ser humano e de suas capacidades de saberes e de agir manifestadas por meio das práticas de linguagem. Faz-se necessário dizer que o texto e as suas manifestações discursivas tornam imprescindível na sala de aula a abordagem de elementos do folhado textual correspondentes à camada mais profunda como o seu plano geral, os tipos de discurso e as sequências textuais. No contexto escolar, portanto, o texto não pode ser abordado como um produto, mas considerar a sua dinamicidade no processo de significação, que inclui, principalmente, as condições de produção. Desse modo, deve-se considerar os aspectos gramaticais e os múltiplos recursos semióticos usados para o entendimento dos sentidos do texto.  

Biografie autore

Marcelo de Sousa Martins, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Cursando Mestrado Profissional em Letras (Profletras) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista ProfLetras/CAPES.

Fabiano Mesquita de Sousa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Cursando Mestrado Profissional em Letras (Profletras) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Riferimenti bibliografici

ADAM, Jean-Michel. Élements de linguistique textualle. Liège, Mardaga, 1990.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRAGON, Ranier; BRANT, Danielle. Michelle Bolsonaro usa cadeia de TV a 5 meses da eleição para falar de Dia das Mães. Folha UOL, São Paulo, 8 de mai. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/05/michelle-bolsonaro-usa-cadeia-de-tv-a-5-meses-da-eleicao-para-falar-de-dia-das-maes.shtml. Acesso em: 17 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. 596 p.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. 614 p.

DOLZ, Joaquim. NOVERRAZ, Michèlle; SCHENEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

FALCÃO, Rui Goethe da Costa. Transcrição do pronunciamento da primeira-dama Michelle Bolsonaro presente na Representação do Deputado Federal Rui Falcão à Procuradoria Geral da República – PGR. Brasília, 9 de mai. 2022. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/05/representac%CC%A7a%CC%83o-PGR-Dep-Rui-Falca%CC%83o-contra-Michelle-Bolsonaro-e-Cristiane-Rodrigues-por-campanha-de-Dia-Das-Ma%CC%83es.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

Pubblicato

2024-07-01

Come citare

Martins, M. de S. ., & Sousa, F. M. de . (2024). TEXTOS JORNALÍSTICOS/MIDIÁTICOS: LEITURA E ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA GERAL DO TEXTO À LUZ DO ISD . Vivências, 20(41), 337–351. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1205

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO