TEXTOS JORNALÍSTICOS/MIDIÁTICOS
LEITURA E ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA GERAL DO TEXTO À LUZ DO ISD
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1205Resumo
O presente trabalho propõe uma atividade interativa de leitura e a análise de textos jornalísticos/midiáticos com base numa das categorias presentes no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a infraestrutura interna do texto. É um convite a refletir sobre as concepções de texto e de contexto de produção e sobre a importância do ISD para o desenvolvimento do ser humano e de suas capacidades de saberes e de agir manifestadas por meio das práticas de linguagem. Faz-se necessário dizer que o texto e as suas manifestações discursivas tornam imprescindível na sala de aula a abordagem de elementos do folhado textual correspondentes à camada mais profunda como o seu plano geral, os tipos de discurso e as sequências textuais. No contexto escolar, portanto, o texto não pode ser abordado como um produto, mas considerar a sua dinamicidade no processo de significação, que inclui, principalmente, as condições de produção. Desse modo, deve-se considerar os aspectos gramaticais e os múltiplos recursos semióticos usados para o entendimento dos sentidos do texto.
Referências
ADAM, Jean-Michel. Élements de linguistique textualle. Liège, Mardaga, 1990.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRAGON, Ranier; BRANT, Danielle. Michelle Bolsonaro usa cadeia de TV a 5 meses da eleição para falar de Dia das Mães. Folha UOL, São Paulo, 8 de mai. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/05/michelle-bolsonaro-usa-cadeia-de-tv-a-5-meses-da-eleicao-para-falar-de-dia-das-maes.shtml. Acesso em: 17 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. 596 p.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. 614 p.
DOLZ, Joaquim. NOVERRAZ, Michèlle; SCHENEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
FALCÃO, Rui Goethe da Costa. Transcrição do pronunciamento da primeira-dama Michelle Bolsonaro presente na Representação do Deputado Federal Rui Falcão à Procuradoria Geral da República – PGR. Brasília, 9 de mai. 2022. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/05/representac%CC%A7a%CC%83o-PGR-Dep-Rui-Falca%CC%83o-contra-Michelle-Bolsonaro-e-Cristiane-Rodrigues-por-campanha-de-Dia-Das-Ma%CC%83es.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo de Sousa Martins, Fabiano Mesquita de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.