(DE)FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BNC-FORMAÇÃO

UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Autori

  • Aline Luz Mesquita Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil
  • Ivan Fortunato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil
  • Alexandre Shigunov Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1264

Abstract

Este é um artigo que discute a Formação de Professores no Brasil a partir da das Diretrizes Nacionais Curriculares definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação. Trata-se de uma análise de teses e dissertações nacionais que analisam e/ou utilizam o documento BNC-Formação para compreender a política de formação docente no Brasil. Foram localizadas oito (8) dissertações e três (3) teses no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, cuja leitura qualitativa levou a uma crítica múltipla do documento, classificada em oito (8) eixos, a saber (i.) normativas arbitrárias e distanciamento da prática docente; (ii.) educação por competências; (iii.) assujeitamento docente; (iv.) responsabilização do professor; (v.) mecanismo de vigilância e controle; (vi.) reflexos na universidade; (vii.) substituição da Resolução n. 2/2015; (viii.) movimentos contrários à BNC-Formação. Ao final, tendo qualificado a crítica à BNC-Formação em tantos eixos diversos, concluímos que as diretrizes nacionais de formação docente no Brasil resultam em uma política que requer urgente revisão.

Biografie autore

Aline Luz Mesquita, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil

Doutoranda e mestre em Educação (PPGEd-UFSCar-Sorocaba).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil

Professor visitante na Universidade de Bari, sede Taranto. Professor no Instituto Federal, campus Itapetininga.

Alexandre Shigunov Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Coordenador de Pesquisa & Inovação do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga.

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Pubblicato

2024-01-01

Come citare

Mesquita, A. L. ., Fortunato, I. ., & Shigunov Neto, A. . (2024). (DE)FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BNC-FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Vivências, 20(40), 23–38. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1264

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ: A EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FATORES DE DESENVOLVIMENTO